Logo Agência Brasil
Política

Lula reajusta bolsas de pesquisa e diz que dinheiro para saúde, educação e ciência não é gasto

Em | Da Redação com informações de Agência Brasil

Atualizado em

Lula reajusta bolsas de pesquisa e diz que dinheiro para saúde, educação e ciência não é gasto
Lula durante evento em Sergipe — Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou nesta quinta-feira (16) o reajuste de 40% nas bolsas de pós-graduação . Ao anunciar os novos valores, ele afirmou que está proibido tratar como “gasto” o dinheiro investido na educação, na saúde e na ciência.

“É importante vocês saberem que a gente vai fortalecer outra vez a educação, a começar do ensino fundamental, a começar do ensino básico, da creche à universidade. É proibido neste governo tratar [como] gasto dinheiro que vai para educação, dinheiro que vai para bolsa, dinheiro que vai para cuidar da saúde” disse.

Os valores das bolsas de pesquisa estavam congelados havia 10 anos. A medida foi uma promessa de campanha de Lula nas eleições de 2022.

No encontro, o ministro da Educação, Camilo Santana, também anunciou a ampliação de 26% na oferta de bolsas de mestrado e doutorado da Capes.

Segundo o governo, serão concedidas, ao longo de 2023, mais de 10 mil novas bolsas, no país e no exterior, para atender aos cursos de pós-graduação que entraram em funcionamento em 2022 e os que melhoraram suas notas na avaliação da Capes.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads