Política

PF prende 2 empresários suspeitos de financiar acampamento golpista

Adauto Lúcio de Mesquita e Joveci Xavier de Andrade são sócios da rede Melhor Atacadista. Defesa dos empresários diz que 'não obteve acesso à decisão'.

Em | Da Redação

Atualizado em

PF prende 2 empresários suspeitos de financiar acampamento golpista
Adauto Lúcio de Mesquita e Joveci Xavier de Andrade são sócios da rede Melhor Atacadista. Defesa dos empresários diz que ‘não obteve acesso à decisão’.

Dois empresários do Distrito Federal foram presos nesta quinta-feira (29), na 25ª fase da operação Lesa Pátria, que investiga os ataques às sedes dos três poderes da República no dia 8 de janeiro de 2023. Os investigadores cumprem 34 mandados judiciais: 24 de busca e apreensão, três de prisão e sete de monitoramento eletrônico.

Os alvos são Joveci Xavier de Andrade e Adauto Lúcio de Mesquita. Ambos são sócios da rede Melhor Atacadista e suspeitos de financiar o acampamento bolsonarista em Brasília. Em nota, a defesa dos empresários informou que “não obteve acesso à decisão”.

“A realização de apurações pelo Estado é considerada válida, e os investigados vêem agora a oportunidade de elucidar completamente as questões em aberto”, disse o texto.

Tanto a CPI dos Atos Antidemocráticos, da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), quanto a CPMI dos Atos Golpistas, do Congresso Nacional, pediram o indiciamento dos empresários.

Joveci já foi apontado como um dos financiadores o acampamento bolsonarista que ficava em frente ao Quartel-General do Exército Brasileiro, além de fornecer transporte para radicais que cometeram os ataques.

Ouvido na CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do DF, Joveci negou ter participado dos ataques – mas, ao mesmo tempo, admitiu ter estado no local no momento dos atos de vandalismo.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads