Cidades

Outubro Rosa: UPAE Escada realiza mutirão de mamografia

Em | Da Redação

Atualizado em

Outubro Rosa: UPAE Escada realiza mutirão de mamografia
(Foto: Divulgação)

A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada de Escada (UPAE Escada), serviço administrado pela Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH), na Zona da Mata Sul do Estado, promove durante o Outubro Rosa, mês de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama, um mutirão de mamografia. A expectativa é de que 500 exames sejam realizados este mês. Faltando poucos dias para o final, 180 pacientes já foram atendidas.

O Ministério da Saúde recomenda a realização da mamografia de rastreamento – exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama – na faixa etária de 50 a 69 anos, a cada dois anos.

O serviço, que abriu as portas para a população no início de setembro, acolhe pacientes oriundos de oito municípios da Mata Sul e da Região Metropolitana do Recife: Amaraji, Cabo de Santo Agostinho, Cortês, Escada, Ipojuca, Primavera, Rio Formoso e Sirinhaém. Para ter acesso ao exame de mamografia é preciso fazer o agendamento nos postos de saúde da família.

“A paciente que estiver precisando realizar o exame deverá procurar o posto de saúde da família, que fará o agendamento junto com a Secretaria de Saúde do Município. A paciente virá no dia e horário marcado pela secretaria para realizar o procedimento. Ou seja, ela não precisará se deslocar até a UPAE para marcar a sua mamografia”, detalhou o coordenador Geral da UPAE Escada, Francisco Galvão.

A UPAE Escada oferece atendimento em diversas áreas, como alergologia, angiologia/cirurgia vascular, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, infectologia, mastologia, oftalmologia e nefrologia.

De acordo com o coordenador Geral da unidade, caso seja observada alguma anormalidade no exame, a paciente será encaminhada para o serviço de mastologia da UPAE Escada. Galvão acrescenta ainda que as pacientes também poderão realizar o exame na unidade em outras épocas do ano.

Sobre o câncer de mama

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição. O Inca aponta que, para o ano de 2022, a estimativa é de 66.280 novos casos.

Especialistas apontam a importância do diagnóstico precoce da doença. Quanto mais cedo ocorre a identificação, maior é a chance de eficácia do tratamento.

O câncer de mama tem como sintoma mais comum o surgimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular. No entanto, há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são edema cutâneo semelhante à casca de laranja; retração cutânea; dor, inversão do mamilo, descamação ou ulceração do mamilo; e secreção papilar. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.

Em caso de aparecimento de sintomas, procure um especialista.

Deixe sua opinião