Carreiras Cidades

Montadora de carros elétricos BYD anuncia 10 mil vagas na Bahia

A maior fábrica de automóveis da companhia fora da China dobrou a expectativa inicial de postos de trabalho

Em | Da Redação

Atualizado em

Montadora de carros elétricos BYD anuncia 10 mil vagas na Bahia
A maior fábrica de automóveis da companhia fora da China dobrou a expectativa inicial de postos de trabalho

A BYD anunciou nesta quinta-feira (21) que vai gerar 10 mil postos de trabalho na Bahia, entre empregos diretos e indiretos. Serão investidos R$ 3 bilhões de reais no complexo de Camaçari.

As obras de instalação da fábrica em Camaçari começam a partir de fevereiro de 2024. A previsão é de que os primeiros carros fiquem prontos já no final do ano que vem.

Segundo a montadora, a instalação de uma grande sede no Brasil vai facilitar a concretização dos planos da BYD, gerando crescimento econômico para umas das regiões mais importantes do país, possibilitando ainda a retomada da produção industrial automotiva no estado.

“A prioridade é valorizar a mão de obra local, através da capacitação e integração entre os trabalhadores brasileiros e chineses. Também será criado um grupo de fornecedores locais para atender aos mais diversos tipos de demanda da indústria, fortalecendo a economia local e gerando ainda mais oportunidades”, informou a montadora em comunicado.

Ainda não há datas definidas para a seleção e qualificação dos funcionários que trabalharão na fábrica em Camaçari.

“Vamos começar em breve os processos de seleção e qualificação. Vamos construir nosso sonho de transformar a região Nordeste em um centro de inovação, não só para o Brasil, mas para toda a América Latina. Nós também vamos oferecer bolsas de estudo para que estudantes possam ir à China adquirir aprendizado e aplicar na sua realidade”, destaca Stella Li, Vice-Presidente Executiva Global e CEO da BYD Américas.

Segundo a BYD, o objetivo é tornar o Brasil reconhecido mundialmente como uma potência energética e de consumo, um polo exportador de produtos eletrificados e uma das maiores referências no mercado automotivo 100% elétrico.

“Esses investimentos representam uma mensagem clara de como a companhia acredita, aposta e investe a longo prazo no potencial do mercado brasileiro, um dos mais importantes do mundo. Consideramos a promulgação da Reforma Tributária favorável para poder tornar o ambiente brasileiro atraente para outros investidores financeiros, o que também impacta o mercado globalmente,” comenta Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD.

A BYD em 2023 no Brasil

O BYD Dolphin, lançado em junho de 2023, foi o veículo elétrico mais premiado do ano. Em 6 meses, foram 10 grandes reconhecimentos. Em relação ao acumulado do ano (janeiro-novembro 2023), considerando-se todas as marcas, a BYD mantém a liderança isolada em vendas de veículos elétricos com um total de 6.657 unidades, ou 50% de participação do total de automóveis BEV comercializados no país.

“O BYD Dolphin mudou o jogo no mercado automotivo brasileiro, pois nunca na história uma montadora inovou tanto ao oferecer um carro que seja tecnológico, eficiente, confortável, com autonomia e que tenha design e ainda não gere poluição por onde passa. O preço competitivo fez toda a indústria se movimentar e rever as suas políticas e é esse o nosso objetivo: mudar o status quo para tornar acessível o carro elétrico para a população brasileira”, afirma Tyler Li, presidente da BYD do Brasil.

A empresa inaugurou em dezembro o primeiro laboratório da América Latina que vai estudar todo o ciclo para a produção de módulos fotovoltaicos. Já foram investidos R$ 65 milhões em pesquisa e desenvolvimento no Brasil.

O laboratório localizado em Campinas, são Paulo, será fundamental para o objetivo da BYD de fomentar o desenvolvimento do setor de energia solar no Brasil. Em 2023, a companhia atingiu o marco de 2.3 milhões de módulos fotovoltaicos fabricados no país.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads