Cidades

Fiscais da Apac vistoriam barragem de Serro Azul em Palmares após fortes chuvas que atingiram o estado

Em | Da Redação

Atualizado em

Fiscais da  Apac vistoriam barragem de Serro Azul em Palmares após fortes chuvas que atingiram o estado
Foto :Reprodução Internet

Barragem de Serro Azul, em Palmares, recebe vistoria de técnicos da Seinfra e Apac – Com a diminuição das chuvas, a tendência é de redução no volume acumulado no reservatório que, desde 2017, tem sido fundamental para minimizar os impactos das enchentes na Mata Sul

Técnicos da Secretaria Executiva de Recursos Hidrícos (SERH) do Estado, juntamente com uma equipe da gerência de segurança de barragens da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) vistoriaram, nessa sexta-feira (8), a Barragem de Serro de Azul, localizada na cidade de Palmares, na Mata Sul pernambucana.

O reservatório de Serro Azul tem se mostrado fundamental no sentido de minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas que atingem a região desde o final de maio, protegendo diretamente mais de 142 mil moradores dos municípios de Palmares, Água Preta e Barreiros. Na vistoria, os técnicos constataram que, com a diminuição da intensidade das chuvas na região, está se modificando a tendência de elevação do reservatório e que, nas últimas horas, a cota do nível de água está baixando.

O reservatório é monitorado diariamente pelas equipes da Apac e mantido pela Seinfra. Regularmente, a barragem passa também por inspeções de segurança regulares (ISR), que são feitas anualmente pelos técnicos da SERH. A última inspeção na estrutura foi realizada em dezembro do ano passado. Serro Azul também possui Plano de Segurança de Barragens (PSB) e Plano de Ação de Emergência (PAE), seguindo o que determina a Política Nacional de Segurança de Barragens.

A Seinfra reforça que informações referentes à atuação de sistemas meteorológicos e nível de reservatórios são repassadas por meio de boletins oficiais às coordenadorias de Defesas Civis Municipais e Estaduais e a toda população pernambucana. Desta forma, a orientação é que as pessoas tenham cuidado com boatos e notícias falsas que estão sendo divulgadas, principalmente, pelas redes sociais. Informações confiáveis e atualizadas sobre as chuvas e os rios estão disponibilizadas no site da Apac.

 

Da redação do PortalPE10, com informações da Apac.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads