Cidades

Alagoas tem a maior enchente da história dos últimos 12 anos

Em | Da Redação

Atualizado em

Alagoas tem a maior enchente da história dos últimos 12 anos
Foto: Divulgação / Defesa Civil AL

A chuva do primeiro fim de semana de julho deste ano foi responsável pela maior enchente de Alagoas nos últimos 12 anos. Desde 2010, quando 19 municípios foram prejudicados pela cheia, o sistema de alerta do estado foi criado, e o monitoramento das principais bacias hidrográficas com histórico de inundações acontecem em tempo real.

“É sem dúvida a maior da história recente do estado”, defende explicando que a sala de alerta só foi criada após a enchente de 2010″, afirmou o coordenador da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Vinícius Pinho, ao G1.

Segundo a reportagem, o volume de chuva e o nível dos rios são observados em tempo real pelos técnicos da Semarh. As informações sobre possibilidade de enchentes ou secas são passadas para a Defesa Civil.

Neste ano, aproximadamente 68 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas casas e 57 cidades do estado entraram em estado de emergência por causa dos temporais. “A chuva de agora foi maior que a de 2010. Todas as bacias hidrográficas de Alagoas foram afetadas e entraram em alerta. É seguro dizer que choveu nos primeiros dias de julho 75% da chuva que era esperada para todo o mês em Alagoas”, afirmou o coordenador.

Em junho de 2010, as chuvas de Pernambuco chegaram ao estado de Alagoas deixando 15 municípios em estado de calamidade pública (ECP) e 4 em situação de emergência, causando cheias nos rios Mundaú e Paraíba. Cerca de 270 mil pessoas foram prejudicadas. Dessas, 44 mil ficaram desalojadas e mais de 28 mil desabrigadas. O número de mortes chegou a 36 e feridos a 1.131 pessoas, segundo dados do Governo de Alagoas.

O meteorologista explicou ainda a diferença da enchente deste ano em comparação a de 12 anos atrás. “Desta vez a chuva também atingiu as nascentes desses rios, mas choveu menos nesses locais e muito em Alagoas, o que fez com que os níveis desses rios subissem de formas diferentes nas cidades do estado. Por isso há a sensação para algumas pessoas de que a chuva foi maior ou menor em relação a de 2010”, disse.

Da redação do PortalPE10, com informações do BNews.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads