O encontro de grupos de militantes de partidos políticos, em Rio Formoso, na Mata Sul de Pernambuco, acabou em briga generalizada, no domingo (25).
Imagens que circulam nas redes sociais mostram apoiadores dos candidatos a prefeito da cidade, Berg de Hacker (PSDB), e Salmo (PSB), discutindo e se agredindo, no Distrito de Cocaú, em via pública.
Os apoiadores de Salmo estão de vermelho, enquanto os de Berg de amarelo.
Em resposta, ambos os candidatos publicaram notas de repúdio em suas redes sociais.
Berg de Hacker (PSDB) afirmou que “condena a atitude do candidato, que promoveu uma caminhada ilegal e a utilização de um trio irregular e sem aviso, com isso, incitando a violência entre os presentes”.
O PSB e o candidato do partido na cidade, alegam que “o episódio ocorreu durante uma atividade de campanha ao ar livre, em um espaço público da cidade” e resultou em “desdobramentos absolutamente impensáveis para uma corrida eleitoral em um país democrático”.
A legenda ainda afirma que houve a necessidade de atendimento médico a pessoas feridas
Confira a seguir a nota na íntegra:
O que diz Berg de Hacker
Manifesto veemente meu repúdio às agressões ocorridas durante o evento público realizado no distrito de Cocaú.
Condeno a atitude do candidato, que promoveu uma caminhada ilegal e a utilização de um trio irregular e sem aviso, com isso, incitando a violência entre os presentes.
Fomos surpreendidos com as agressões por parte da oposição e é inadmissível que um evento público, que deveria ser um espaço de diálogo e respeito democrático, seja transformado em palco de agressões e desrespeito.
Acreditamos na importância de uma política pautada pela civilidade e pelo respeito mútuo.
Reafirmamos nosso compromisso com a paz e com a convivência harmoniosa entre todos os cidadãos, independentemente de suas afiliações políticas. Acreditamos que a verdadeira democracia se constrói com base no respeito às leis e aos direitos de cada indivíduo.
Atenciosamente, Berg de Hacker”
O que diz Salmo
O PSB repudia os atos de violência registrados no domingo (25) contra a militância da coligação “A Esperança Brotou para Rio Formoso”, encabeçada por Salmo Valentim, candidato do partido a prefeito do município.
O episódio ocorreu durante uma atividade de campanha ao ar livre, em um espaço público da cidade, e teve desdobramentos absolutamente impensáveis para uma corrida eleitoral em um país democrático, inclusive com necessidade de atendimento médico a pessoas feridas.
O PSB segue firme na defesa de uma campanha eleitoral pacífica em todos os municípios de Pernambuco, presta total solidariedade ao candidato Salmo Valentim e sua militância e torce para as autoridades competentes apurarem o caso com o rigor e a celeridade que o episódio demanda, garantindo, assim, o direito de livre manifestação das pessoas que desejam externar publicamente seu desejo pela verdadeira mudança em Rio Formoso.”