Pernambuco

Pernambuco inicia pagamento da quinta parcela do Fundef para mais de 55 mil profissionais da educação

Em | Da Redação

Atualizado em

Pernambuco inicia pagamento da quinta parcela do Fundef para mais de 55 mil profissionais da educação
Professores foram lotados em escolas de todo o estado e atuarão em diferentes disciplinas. Nomeações fazem parte do programa Juntos Pela Educação.

O Governo de Pernambuco iniciou, nesta quarta-feira (13), o pagamento da quinta parcela do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

O repasse, realizado por meio da Secretaria de Educação do Estado (SEE), ultrapassa R$ 261 milhões e beneficiará mais de 55 mil profissionais da educação.

O valor corresponde a 60% do total recebido pelo Estado para ser dividido entre os beneficiários. Têm direito ao pagamento profissionais do magistério da educação básica — entre estatutários, temporários e celetistas — que atuaram na rede estadual de ensino entre 1997 e 2006.

Segundo a SEE, os pagamentos dos precatórios do Fundef vêm sendo realizados desde 2022. A segunda parcela foi depositada em 2023, a terceira em 2024 e a quarta em 2025. O recurso é referente a uma dívida da União com o Estado de Pernambuco.

“Esse pagamento representa mais do que o cumprimento de uma obrigação legal com os profissionais de educação. É o reconhecimento ao trabalho de milhares de professores e professoras que contribuíram para a formação de gerações de pernambucanos. Atuamos para garantir que os repasses aconteçam com agilidade e responsabilidade, inclusive antecipando o calendário previsto em lei, mostrando o nosso compromisso com a categoria”, afirmou o secretário de Educação, Gilson Monteiro.

 

Deixe sua opinião