Logo Agência Brasil
Brasil

Recebe o Bolsa Família? Veja como será a atualização de dados

Em | Da Redação com informações de Agência Brasil

Atualizado em

Recebe o Bolsa Família? Veja como será a atualização de dados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou nesta quinta-feira (2) o novo Bolsa Família.

O governo federal informou que começa neste mês de março a atualizar os dados de todos os beneficiários do Bolsa Família.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a previsão é concluir o processo até dezembro deste ano.

Segundo o ministro Wellington Dias, o governo identificou indícios de irregularidades em 2,5 milhões de beneficiários e 1,4 milhão foram excluídos da folha de pagamento de março.

Todos os beneficiários têm que atualizar o cadastro?

Sim. Segundo o governo federal, todos os beneficiários do Bolsa Família (cerca de 21 milhões, segundo os dados de março) deverão atualizar o cadastro.

É preciso agendar a atualização do cadastro?

Sim. O agendamento vai caber aos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), e não aos beneficiários.

Os beneficiários precisam se dirigir aos CRAS?

Sim, mas somente quando forem chamados. Não é necessário fazer fila na porta do CRAS nem buscar atendimento por conta própria. O CRAS vai entrar em contato com os beneficiários da região.

Vai ter funcionário para atender a todo mundo?

Segundo o governo, sim. Isso porque serão contratadas 12 mil pessoas para reforçar o atendimento dos CRAS para atualização do cadastro do Bolsa Família.

O que acontecerá quando o beneficiário comparecer?

Se os dados atualizados estiverem de acordo com as regras do programa, o benefício continuará sendo pago normalmente. Se os dados mostrarem que o beneficiário não tem direito ao Bolsa Família, o pagamento será cancelado imediatamente.

O que acontece se o beneficiário não comparecer?

O benefício será bloqueado no prazo de dois meses. Por exemplo, se o beneficiário for convocado em março e não comparecer, o benefício será bloqueado a partir de maio.

Até quando vai a atualização do cadastro?

A estimativa do governo é que a atualização dure até dezembro deste ano.

A pessoa segue recebendo durante a atualização?

Sim. Segundo o governo, todos os beneficiários seguirão recebendo o Bolsa Família enquanto não forem chamados a atualizar os dados.

Quantas pessoas recebem o Bolsa Família indevidamente?

Segundo o governo federal, foram encontrados indícios de irregularidades em 2,5 milhões de benefícios. Desse total, 1,4 milhão foram excluídos da folha de pagamento de março. E o restante, cerca de 1 milhão, será excluído até dezembro.

 

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads