Política

Pesquisa Quaest: Lula tem governo aprovado por 40% e reprovado por 20%

Em | Da Redação

Atualizado em

Pesquisa Quaest: Lula tem governo aprovado por 40% e reprovado por 20%

 

 

Pesquisa de opinião realizada pela Quaest, em parceria com a Genial Investimentos, aponta que a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem aprovação de 40% da população. Enquanto isso, 24% dizem que o governo do petista é regular e 20%, negativo. Outros 16% não quiseram ou não souberam responder. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (14/2).

A pesquisa ouviu 2.016 pessoas de 16 anos ou mais, entre os dias 10 e 13 de fevereiro. As entrevistas foram feitas de forma presencial em pontos de fluxo. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

O levantamento também faz recall com relação ao voto no 2º turno da eleição presidencial. O governo Lula tem avaliação positiva de 69% dos eleitores do petista, enquanto 21% o consideram regular e 1% reprovam sua gestão. Entre os eleitores de Bolsonaro (PL), apenas 7% avaliam positivamente a gestão do petista. Já 23% dos bolsonaristas classificam o governo atual como regular e 51%, de negativo.

O atual governo é melhor avaliado entre o público feminino. Entre as mulheres entrevistadas, 44% classificam a gestão de Lula como positiva. Entre os homens, essa taxa é de 37%. No recorte por regiões, o petista tem melhor recepção no Nordeste, onde desfruta de 62% de avaliação positiva. A maior rejeição do governo é no Centro-Oeste, onde tem 25% de avaliação negativa.

O levantamento também compara a avaliação do terceiro mandato de Lula com a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi derrotado na eleição de 2022. Para 60% dos entrevistados, a gestão do petista será melhor que a anterior. Apenas 8% consideram que os dois governos serão iguais, enquanto 27% consideram que o atual presidente fará uma gestão pior que a anterior.

Lula comparado a ele mesmo

A pesquisa Genial/Quaest também comparou a expectativa para este mandato de Lula com os dois mandatos anteriores. Mais da metade (53%) dos entrevistados considera que esta gestão será melhor que as anteriores. Já 25% consideram será pior que os outros governos do petista, enquanto 14% dizem que será igual.

O desempenho pessoal de Lula enquanto presidente é aprovado por 65% e desaprovado por 29%, enquanto 6% não quiseram ou não souberam responder.

Fonte: Metrópoles

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads