Brasil

Pesquisa CNT: Mais de 80% da população defende punição aos golpistas do 8 de janeiro

Para a grande maioria dos brasileiros (81%), os envolvidos nos atos golpistas do oito de janeiro de 2023 devem ser punidos. Somente 14,8% da população defende que todos os participantes se mantenham impunes. Os dados são da 160ª Pesquisa CNT de Opinião, divulgada na última terça-feira (23), pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Segundo a pesquisa, mais da metade dos brasileiros (54,9%) defende que absolutamente todos os envolvidos nos atos, desde manifestantes a financiadores, devem receber punições, enquanto 26,1% prefere que “apenas algumas” pessoas envolvidas sejam punidas.

Para o coordenador acadêmico da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) e doutorando em políticas públicas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Volgane Carvalho, esse desejo de “punição” contra os manifestantes é resultado de uma soma entre o grande número de registros visuais dos atos e o fato da mídia ter apresentado extensas explicações dos motivos pelos quais os atos eram “inaceitáveis”.

“Isso encontra uma sociedade que tem, como a sua demanda principal, a preocupação com a violência e criminalidade e, como demanda secundária ou muito próxima da principal, a preocupação com a situação econômica, com a dificuldade que o cidadão tem de conseguir manter a sua renda e sustentar a sua família. O somatório disso tudo vai fazer com que o desejo de punição dessas pessoas represente esse medo da violência, esse medo da criminalidade e, ao mesmo tempo, a revolta por conta da destruição do patrimônio público, que vai exigir um esforço das pessoas através dos seus impostos para a sua reconstrução”, argumentou.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Moraes agradece a Lula por retirada da lista de sancionados pela Lei Magnitsky; veja vídeo

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes agradeceu ao presidente Lula (PT) pelo empenho para o fim das…

24 minutos ago

Governo Trump retira Alexandre de Moraes e esposa da lista de sanções da Lei Magnitsky

O governo Donald Trump retirou o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal),…

12 horas ago

Assessora de Arthur Lira é alvo de operação da PF contra desvio de emendas parlamentares

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (12), em Brasília, a Operação Transparência, que apura suspeitas…

19 horas ago

Programa Celular Seguro é liberado para aparelhos sem o app instalado

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Manoel Carlos de Almeida Neto, anunciou…

20 horas ago

Mãe e padrasto presos guardavam em celulares vídeos dos abusos cometidos contra a filha de 3 anos; diz polícia

De acordo com o boletim de ocorrência, as imagens de atos libidinosos encontradas nos telefones…

20 horas ago

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

A Caixa Econômica Federal paga nessa sexta-feira (12) a parcela de dezembro do novo Bolsa…

21 horas ago

This website uses cookies.