Esportes

MUDANÇA: Série B do Brasileirão 2026 só dará acesso direto à elite aos 1º e 2º colocados; veja como fica as outras vagas

A Série B do Brasileirão terá uma novidade importante na edição deste ano. Os clubes que ficarem do terceiro ao sexto lugar após as 38 rodadas regulamentares disputarão um playoff para definir dois clubes que chegarão à elite em 2027. A medida foi aprovada no Conselho Técnico da CBF, realizado nesta quinta-feira no Rio de Janeiro, por 17 votos a três.

A informação foi publicada primeiro pelo portal Uol e confirmada pelo ge. No novo formato, o terceiro colocado enfrentará o sexto colocado, enquanto o quarto e o quinto colocados medirão forças pela outra vaga. Os confrontos acontecem em jogos de ida e volta. Campeão e vice sobem automaticamente, como já acontece. A pedido dos clubes, a Série B não vai parar na Copa do Mundo.

Série B | Playoffs (jogos de ida e volta)

 

  • 3º x 6º
  • 4º x 5º

Se valesse em 2025, Chapecoense e Remo, que subiram como terceiro e quarto colocados, teriam de duelar contra Goiás e Criciúma, respectivamente, para conquistar a vaga na elite. Campeão e vice, Coritiba e Athletico-PR não seriam atingidos.

A última edição da Série B com mata-mata foi em 2002. Na ocasião, o torneio teve quartas de final entre os oito primeiros colocados, e apenas os dois finalistas garantiram vaga na elite do ano seguinte.

Esse modelo de disputa de acesso é muito comum em campeonatos europeus. As cinco principais ligas do Velho Continente (Inglaterra, Itália, Espanha, França e Alemanha) têm algum playoff para definir os clubes que sobem de divisão.

Outra medida aprovada no Conselho Técnico é a continuação da disputa do torneio durante a Copa do Mundo. Isso não estava previsto no calendário divulgado pela CBF, mas foi pedido no encontro entre os representantes da Segunda Divisão.

A Série B de 2026 está prevista para começar no dia 21 de março. A 38ª rodada aconteceria no dia 28 de novembro, segundo o calendário prévio da CBF. Sem a pausa na Copa do Mundo, os jogos podem ser antecipados para que os playoffs não sejam disputados em dezembro.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Miss trans diz que ex-jogador da Seleção Brasileira exigiu sigilo em romance com multa de R$ 500 mil

Bruna Mendonça, criadora de conteúdo e conhecida por ter sido a primeira modelo trans a…

12 horas ago

Ministério da Saúde começa a oferecer canetas emagrecedoras via SUS

O Ministério da Saúde (MS) apresentou nesta sexta-feira (26) o novo protocolo para uso de canetas emagrecedoras no SUS (Sistema Único…

13 horas ago

Taxa de desemprego no país fica em 5,6% e tem menor índice desde 2012

A taxa de desemprego ficou em 5,6% no trimestre até maio no Brasil. É o…

21 horas ago

Caixa inicia liberação de novo lote de valores esquecidos do antigo fundo PIS/Pasep;saiba se tem direito

Empregados com carteira assinada e servidores públicos que trabalharam de 1971 a 1988 e estão…

21 horas ago

Tragédia: Sobe para 589 o total de mortos pelos terremotos na Venezuela; quase 3 mil estão feridos

O número de mortos por conta dos terremotos na Venezuela subiu nesta quinta-feira (25) para 589…

22 horas ago

Zema concede R$ 2,2 milhões em isenção de impostos para empresa da família

O governo de Minas Gerais concedeu uma isenção fiscal milionária à rede varejista que pertence…

23 horas ago

This website uses cookies.