Esportes

MUDANÇA: Série B do Brasileirão 2026 só dará acesso direto à elite aos 1º e 2º colocados; veja como fica as outras vagas

A Série B do Brasileirão terá uma novidade importante na edição deste ano. Os clubes que ficarem do terceiro ao sexto lugar após as 38 rodadas regulamentares disputarão um playoff para definir dois clubes que chegarão à elite em 2027. A medida foi aprovada no Conselho Técnico da CBF, realizado nesta quinta-feira no Rio de Janeiro, por 17 votos a três.

A informação foi publicada primeiro pelo portal Uol e confirmada pelo ge. No novo formato, o terceiro colocado enfrentará o sexto colocado, enquanto o quarto e o quinto colocados medirão forças pela outra vaga. Os confrontos acontecem em jogos de ida e volta. Campeão e vice sobem automaticamente, como já acontece. A pedido dos clubes, a Série B não vai parar na Copa do Mundo.

Série B | Playoffs (jogos de ida e volta)

 

  • 3º x 6º
  • 4º x 5º

Se valesse em 2025, Chapecoense e Remo, que subiram como terceiro e quarto colocados, teriam de duelar contra Goiás e Criciúma, respectivamente, para conquistar a vaga na elite. Campeão e vice, Coritiba e Athletico-PR não seriam atingidos.

A última edição da Série B com mata-mata foi em 2002. Na ocasião, o torneio teve quartas de final entre os oito primeiros colocados, e apenas os dois finalistas garantiram vaga na elite do ano seguinte.

Esse modelo de disputa de acesso é muito comum em campeonatos europeus. As cinco principais ligas do Velho Continente (Inglaterra, Itália, Espanha, França e Alemanha) têm algum playoff para definir os clubes que sobem de divisão.

Outra medida aprovada no Conselho Técnico é a continuação da disputa do torneio durante a Copa do Mundo. Isso não estava previsto no calendário divulgado pela CBF, mas foi pedido no encontro entre os representantes da Segunda Divisão.

A Série B de 2026 está prevista para começar no dia 21 de março. A 38ª rodada aconteceria no dia 28 de novembro, segundo o calendário prévio da CBF. Sem a pausa na Copa do Mundo, os jogos podem ser antecipados para que os playoffs não sejam disputados em dezembro.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Senado aprova MP que prevê renovação automática da CNH de bons condutores

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (12) a medida provisória que prevê a renovação automática da Carteira…

4 horas ago

Nem jantar, nem cinema: homens estão marcando primeiro encontro na academia;“fitsexuais” tendência que mistura sexo e treino

A influenciadora fitness Karol Rosalin, de 26 anos, apontou uma mudança na forma como as…

11 horas ago

Ypê diz que áreas de fábrica mostradas pela Anvisa passam por ‘plano robusto de melhorias’

Depois de terem sido vazadas as imagens da inspeção sanitária feita na fábrica de Amparo,…

15 horas ago

Projeto quer permitir que hóspedes escolham horário do check-in em hotéis.”

A Câmara dos Deputados analisa o projeto de lei 1.639/2025, de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), que…

16 horas ago

Brasileirão da Série C: Santa Cruz vence Inter de Limeira e quebra sequência negativa

O Santa Cruz voltou a vencer na Série C do Campeonato Brasileiro. Depois de três…

16 horas ago

Óleo diesel cai pela 4ª vez em cinco semanas e acumula recuo de 4,5%

O preço do óleo diesel no país registrou o quarto recuo em um período de…

16 horas ago

This website uses cookies.