Política

Passaporte de Bolsonaro é apreendido pela PF, diz defesa do ex-presidente

A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quinta-feira (8), uma operação que resultou na apreensão do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O documento foi encontrado durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no escritório do ex-presidente, localizado na sede do Partido Liberal (PL), em Brasília.

A confirmação da apreensão do passaporte foi feita pelo advogado de Bolsonaro, Paulo Bueno. A certidão de entrega do documento já foi emitida. A medida faz parte da investigação da PF sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado, na qual Bolsonaro estaria envolvido. A investigação se baseia em uma minuta golpista que previa a prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Os detalhes da operação e as informações sobre a minuta golpista constam na decisão do ministro Alexandre de Moraes, que fundamenta a ação deflagrada nesta quinta-feira contra militares e ex-ministros do governo Bolsonaro.

Além da apreensão do passaporte, todos os alvos da operação, incluindo o ex-presidente, foram proibidos de manter contato com os demais investigados, como parte das medidas cautelares determinadas por Moraes.

Risco de fuga

A decisão de apreender o passaporte do ex-presidente foi tomada após extenso debate dentro da PF, iniciado há meses. O receio era de que Bolsonaro pudesse tentar fugir do país, buscando refúgio nos Estados Unidos ou em nações com as quais o Brasil não possui tratado de extradição. A medida foi implementada durante a Operação Tempus Veritatis, uma investigação que visa apurar a tentativa de um golpe de Estado.

A decisão de confiscar o passaporte de Bolsonaro foi motivada pela avaliação de que o escopo da Operação Tempus Veritatis poderia aumentar o risco de fuga por parte do ex-presidente. O episódio em que Bolsonaro passou três meses na Flórida no final de 2022, evitando a transmissão da faixa presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e permanecendo fora do Brasil durante o início do governo do petista, foi considerado um precedente significativo pelas autoridades policiais e judiciais.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Neymar diz que jogaria em 2002 no lugar de Rivaldo que rebate: “Certeza que não aconteceria”

Pentacampeão do mundo com a Seleção Brasileira, o ex-atacante Rivaldo respondeu a fala de Neymar…

7 minutos ago

Cremepe investiga médicos que atenderam menina de 4 anos morta após ser internada na Unimed para tratar amidalite

O Conselho Regional de Medicina em Pernambuco (Cremepe) está investigando a conduta dos médicos que…

6 horas ago

Pernambuco registra primeiros casos de metapneumovírus em 2025 em duas crianças

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) confirmou, nesta sexta-feira (17), o registro dos primeiros…

7 horas ago

Record não renova contrato e Luiz Bacci deixa a emissora após quase 15 anos

Após quase 15 anos trabalhando na Record, o apresentador Luiz Bacci anunciou nesta sexta-feira (17)…

7 horas ago

Tenente da PM é preso por execução de delator do PCC;com prisão, sobe para 16 o número de policiais presos

A Polícia Civil prendeu neste sábado (18) um policial militar suspeito de ser o motorista…

7 horas ago

Paolla Oliveira diz que perdeu contratos ao assumir corpo “fora dos padrões”

Paolla Oliveira está se preparando para brilhar mais uma vez na avenida do Carnaval 2025…

8 horas ago

This website uses cookies.