Política

Passaporte de Bolsonaro é apreendido pela PF, diz defesa do ex-presidente

A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quinta-feira (8), uma operação que resultou na apreensão do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O documento foi encontrado durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão no escritório do ex-presidente, localizado na sede do Partido Liberal (PL), em Brasília.

A confirmação da apreensão do passaporte foi feita pelo advogado de Bolsonaro, Paulo Bueno. A certidão de entrega do documento já foi emitida. A medida faz parte da investigação da PF sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado, na qual Bolsonaro estaria envolvido. A investigação se baseia em uma minuta golpista que previa a prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Os detalhes da operação e as informações sobre a minuta golpista constam na decisão do ministro Alexandre de Moraes, que fundamenta a ação deflagrada nesta quinta-feira contra militares e ex-ministros do governo Bolsonaro.

Além da apreensão do passaporte, todos os alvos da operação, incluindo o ex-presidente, foram proibidos de manter contato com os demais investigados, como parte das medidas cautelares determinadas por Moraes.

Risco de fuga

A decisão de apreender o passaporte do ex-presidente foi tomada após extenso debate dentro da PF, iniciado há meses. O receio era de que Bolsonaro pudesse tentar fugir do país, buscando refúgio nos Estados Unidos ou em nações com as quais o Brasil não possui tratado de extradição. A medida foi implementada durante a Operação Tempus Veritatis, uma investigação que visa apurar a tentativa de um golpe de Estado.

A decisão de confiscar o passaporte de Bolsonaro foi motivada pela avaliação de que o escopo da Operação Tempus Veritatis poderia aumentar o risco de fuga por parte do ex-presidente. O episódio em que Bolsonaro passou três meses na Flórida no final de 2022, evitando a transmissão da faixa presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e permanecendo fora do Brasil durante o início do governo do petista, foi considerado um precedente significativo pelas autoridades policiais e judiciais.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Corpo de jovem pernambucana desaparecida é encontrado em matagal de Teresina; suspeito é preso

Um corpo foi encontrado em uma área de mata na Estrada da Alegria, Zona Sul…

14 horas ago

Morte de criança após adrenalina: testemunhas afirmam que médica tentou adulterar prontuário para omitir erro após morte, diz delegado

Ao menos três testemunhas afirmaram, em depoimento à polícia, que a médica Juliana Brasil Santos tentou…

22 horas ago

Miss Bumbum denuncia ataques nas redes por causa do corpo: ‘Me chamam de burra’

Miss Bumbum 2025, Kerolay Chaves afirma que o julgamento sobre sua inteligência se tornou parte…

22 horas ago

Virginia mostra panetone de luxo de R$ 6 mil comprado para irmão de Vini Jr

A influenciadora Virginia mostrou ter encomendado um panetone de luxo para o aniversário do irmão de Vini Jr nesta…

22 horas ago

Quem era o padre,de 38 anos, que sumiu e foi achado morto na Casa Paroquial

O padre Júlio César Agripino, de 38 anos, atuava na Paróquia Nossa Senhora do Carmo,…

22 horas ago

Soldado confessa ter matado cabo do Exército e incendiado quartel

O militar do Exército Brasileiro Kelvin Barros da Silva (foto em destaque), 21 anos, que…

23 horas ago

This website uses cookies.