
Na manhã desta quarta-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), assinou em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, a ordem de serviço para a duplicação da capacidade de bombeamento de água do Eixo Norte do Projeto de Integração do São Francisco (PISF), nas estações de bombeamento intermunicipais EBI1, em Cabrobó, EBI2 em Terra Nova e EBI3 em Salgueiro. Com a duplicação, a capacidade de escoamento de água vai aumentar de 24,75 m³/s para 49 m³/s .
O projeto, no valor de R$ 491,3 milhões, vai beneficiar cerca de 8 milhões de pessoas, atingindo 237 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A iniciativa encerra a primeira etapa da iniciativa do Governo Federal Caminho das Águas, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) de percorrer a trilha do Projeto de Integração do Rio São Francisco nos quatro estados.
Participaram do evento o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro (PRD) e outras lideranças políticas.
O presidente Lula (PT) explicou como as obras vão garantir a dignidade e o acesso à água de qualidade nestas regiões
Participaram do evento o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), o prefeito de Salgueiro, Fabinho Lisandro (PRD) e outras lideranças políticas.
O presidente Lula (PT) explicou como as obras vão garantir a dignidade e o acesso à água de qualidade nestas regiões.
“A transposição da água do Rio São Francisco tinha como objetivo dar aquilo que Deus dá a todo mundo, que é o copo d’água para beber, para doze milhões de pessoas que viviam no Semiárido brasileiro. E por que, que eu tomei a decisão de fazer as obras do Rio São Francisco? É porque eu sei o que é ir pra um açude sujo pegar água para beber. Sei o que é colocar uma água num pote para assentar, para não tomar ela com o caramujo ou com fezes de cabrito, de cachorro, de gato, de cavalo. Eu sei o que é isso. Eu sei o que é tomar água sem tratar”, destacou.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), também falou sobre a importância das obras de segurança hídrica para o Estado.
“A gente chegar aqui e saber que diante de muito pouco tempo pra onde não chegou água vai chegar, faz diferença na vida de muita gente. A gente está tirando cidades do racionamento d’água, a gente está levando água para onde nunca chegou. E não é só através das águas que chegam nas cidades, que ainda o povo de Pernambuco sofre muito com rodízio, mas nos sistemas simplificados de abastecimento rural que levam esperança pra a vida de quem mora no campo”, destacou.

Lula assina ordem de serviço para obras de ampliação no projeto da transposição do Rio São Francisco em Salgueiro