Pernambuco

Justiça Eleitoral cassa prefeito, vice e principal opositor em Pesqueira

A sentença partiu de uma ação movida pelo delegado Rossini, ex-adversário do prefeito na eleição de 2024

Em | Da Redação

Atualizado em

Justiça Eleitoral cassa prefeito, vice e principal opositor em Pesqueira
Justiça Eleitoral cassa prefeito, vice e principal opositor em Pesqueira por abuso de poder

A Justiça Eleitoral de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco, cassou os diplomas do prefeito Cacique Marcos (Republicanos) e da vice Cilene Martins (PT). A sentença, publicada nesta quinta-feira (19), também confere inelegibilidade de oito anos aos gestores e ao ex-prefeito Bal de Mimoso.

A ação contra a chapa do prefeito eleito foi movida pelo opositor e ex-adversário de Cacique Marcos, o delegado Rossine, que saiu derrotado na disputa eleitoral com uma diferença de 882 votos. A decisão em 1ª instância compreende que o então candidato cometeu abuso de poder político e econômico ao utilizar a estrutura administrativa em benefício da sua campanha.

De acordo com a sentença, a candidatura de Cacique Marcos, com apoio do prefeito Bal de Mimoso, prometeu publicamente a requalificação da principal avenida do bairro Baixa Grande às vésperas do pleito. As obras teriam começado no dia 5 de outubro, na véspera da votação, e foram paralisadas no dia 7 de outubro, permanecendo inacabadas até hoje.

Defesa

Nas redes sociais, o prefeito Cacique Marcos disse que recebe a decisão com serenidade e afirmou que vai apresentar recurso para evitar a perda do mandato. “Tenho confiança que a situação será revertida nas instâncias superiores”, publicou o gestor.

Deixe sua opinião