Esportes

Há 29 anos, o Brasil lamentava a morte de Ayrton Senna

Ídolo do esporte brasileiro faleceu no dia 1º de maio de 1994, no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália

Em | Da Redação

Atualizado em

Há 29 anos, o Brasil lamentava a morte de Ayrton Senna
Senna deixou um legado que jamais será esquecido nas pistas (Foto: AFP)
Há exatos 29 anos, o Brasil vivia um dos dias mais tristes de sua história. Especialmente, no que tange o esporte. Era manhã no feriado de 1º de maio, quando os brasileiros se amontoavam em frente à TV na expectativa de mais um show do grande ídolo: Ayrton Senna da Silva, ou simplesmente Senna. O que parecia mais uma boa atuação do ex-piloto da Fórmula 1, liderando a corrida, acabou virando tragédia. E as lágrimas, ao invés de alegria, foram de tristeza.
 
As cores verde e amarela, à época, se transformavam somente no preto, em luto pela morte de Senna. O fatídico episódio aconteceu no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália, resultado de uma colisão entre o carro de sua escuderia, a Williams, e uma barreira de concreto. Seus últimos momentos de vida foram na curva “Tamburello”, que atualmente é uma chicane.
A morte 
Infelizmente, a carreira brilhante de Senna foi interrompida de maneira trágica em 1º de maio de 1994. Durante o Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, na Itália, ele sofreu um acidente fatal enquanto liderava a corrida.

Senna deixou um legado que jamais será esquecido nas pistas (Foto: AFP)

A morte de Senna deixou o mundo do esporte em choque e luto. O Brasil inteiro chorou. Pilotos, fãs e colegas prestaram homenagens ao ídolo, que havia conquistado a admiração de muitos por sua habilidade, coragem e carisma.
A morte de Senna também trouxe mudanças significativas à segurança na Fórmula 1. A investigação do acidente levou a melhorias na segurança dos carros, circuitos e equipamentos de proteção dos pilotos. Essas medidas ajudaram a evitar tragédias semelhantes nos anos seguintes e tornaram a Fórmula 1 um esporte mais seguro e confiável.

Senna deixou um legado que jamais será esquecido nas pistas (Foto: AFP)

Nos 20 anos seguintes à morte de Senna não houve nenhum acidente fatal no esporte. Foi apenas em 2014 que outra fatalidade voltou a acontecer nas pistas, desta vez com o francês Jules Bianchi, que se chocou com um trator que fazia o trabalho de retirar o carro de outro piloto.
Apesar de ter morrido jovem, aos 34 anos, Senna deixou um legado que transcende o esporte e se tornou uma inspiração para milhões de pessoas em todo o mundo. Seu comprometimento com a excelência, a superação de desafios e a solidariedade com os menos favorecidos continuam a ser um exemplo para jovens e adultos em todas as áreas da vida.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads