Quase um ano após o lançamento da política pública Juntos pela Educação, em que uma das principais metas é a construção de 240 creches e abertura de 60 mil novas vagas, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, autorizou a abertura do primeiro lote de licitação para a construção de 51 novos Centros de Educação Infantil (CEIs), que irá beneficiar 42 municípios. O edital será publicado na edição desta sexta-feira (17) do Diário Oficial do Estado (DOE).
Importante destacar que esse bloco é formado por creches e pré-escolas, o que contemplará alunos de 0 a 5 anos, por meio de convênios entre o Governo do Estado e os municípios. O investimento para a construção destes CEIs ultrapassam os R$ 275 milhões.
No total, serão mais de 17 mil vagas para esse primeiro bloco, no entanto, o Executivo não especificou dentro desse universo quais vagas serão destinadas apenas para a creche (0 a 3) e as que são referentes a pré-escola (4 e 5 anos). Segundo Raquel Lyra, esse quantitativo dependerá da contingencia de cada município, mas a meta é de que o Juntos pela Educação alcance 60% da cobertura de vagas em creches e 40% na educação infantil.
“Nós nos comprometemos a transformar a educação de Pernambuco. A mudança de verdade acontece quando a gente cuida da criança desde cedo. A gente tem uma das melhores educações do ensino médio do Brasil, mas não é justo que os nossos jovens saiam do ensino médio com 30% de compreensão e proficiência em português e 7% em matemática, então o problema está na base. E aí a grande aliança com os prefeitos e a população dos municípios de Pernambuco, na construção das vagas de creche e educação infantil”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Confira a lista de municípios beneficiados: Araçoiaba, Arcoverde, Belém de Maria, Belo Jardim, Bezerros, Bom Jardim, Brejo da Madre de Deus, Cabo de Santo Agostinho, Cabrobó, Calçado, Camaragibe (2), Camutanga, Caruaru (4), Catende, Custódia, Garanhuns (2), Granito, Ibimirim, Igarassu (2), Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Itaíba, Jaboatão dos Guararapes (3), Jataúba, Lagoa Grande, Mirandiba, Moreno, Olinda, Ouricuri, Paranatama, Pedra, Recife, São Bento do Una, São Joaquim do Monte, São José da Coroa Grande, Serra Talhada (2), Taquaritinga do Norte, Timbaúba,Triunfo, Tuparetama, Vertentes e Vicência.