Pernambuco

Vice-governadora,Priscila Krause, monitora ações preventivas após chuvas em Pernambuco

Da Apac,Vice-governadora, monitora ações preventivas após chuvas em Pernambuco

Em | Da Redação

Atualizado em

Vice-governadora,Priscila Krause, monitora ações preventivas após chuvas em Pernambuco
Fotos: Miva Filho/Secom

A vice-governadora Priscila Krause acompanhou de perto, na manhã desta quinta-feira (15), o monitoramento das ações realizadas pelo Governo de Pernambuco com o objetivo de reduzir os efeitos das fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata. Ao lado de equipes técnicas, a gestora visitou as salas de situação do Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE) e da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), destacando a relevância da atuação preventiva e da agilidade nas respostas para proteger a população.

“Iniciamos esse trabalho de monitoramento desde os primeiros momentos do alerta, com uma atuação mais ostensiva, embora o trabalho preventivo já estivesse em andamento. O Estado havia iniciado, há duas semanas, a Operação Inverno, em integração com os municípios. As áreas de risco estão sendo monitoradas, as cidades contam com suas defesas civis e equipes em campo, e nossas equipes estaduais estão atuando no apoio”, destacou a vice-governadora Priscila Krause.

As chuvas que ocorreram nas últimas 24 horas em Pernambuco não causaram grandes impactos nos níveis dos rios monitorados. Até o momento, apenas dois deles encontram-se em situação de pré-alerta e com tendência de subida. São eles o rio Duas Unas, no município de Jaboatão dos Guararapes, e o rio Siriji, no município de Vicência.

Fotos: Miva Filho/Secom

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informa que os maiores valores acumulados estão localizados entre a Zona da Mata e a Região Metropolitana do Recife, onde 11 municípios receberam mais de 100 milímetros. Jaboatão dos Guararapes, com 166 mm, e Recife, com 160 mm, foram as cidades mais atingidas. O órgão, todavia, prevê que instabilidades continuem atuando ao longo desta quinta-feira, favorecendo acumulados entre moderado a forte entre a Região Metropolitana e a Zona da Mata.

O Governo de Pernambuco, porém, reforça a importância de seguir as recomendações das autoridades competentes e ficar atento aos avisos meteorológicos sobre as chuvas. Em situações de emergência, é fundamental entrar em contato com os canais oficiais: 193 para o Corpo de Bombeiros e 199 para a Defesa Civil.

Estiveram presente os secretários Alessandro Carvalho (Defesa Social) e coronel Hercílio Mamede (Casa Militar). Também acompanharam a vice-governadora, os comandantes do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, coronel Francisco Cantarelli; e da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Ivanildo Torres.

Fotos: Miva Filho/Secom

Deixe sua opinião