Brasil

Como saber o número do meu PIS?

Em | Da Redação

Atualizado em

Como saber o número do meu PIS?

O número do PIS é gerado no primeiro emprego do trabalhador. Você pode encontrar o número na Carteira de Trabalho, nos extratos de seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), no seu Cartão Cidadão ou ser obtido em qualquer agência da Caixa.

Para os trabalhadores de carteira assinada que não sabe ou não lembram como conferir o número do PIS/Pasep para ter acesso ao dinheiro de anos anteriores, seguro-desemprego e saque do FGTS, veja alguns meios de consulta.

Por aplicativos ou internet:

  • Carteira de Trabalho Digital: Na CTPS digital, é possível conferir o número do PIS dentro de um dos contratos registrados. O aplicativo da CTPS está disponível para download na versão Android ou versão iOS. Faça o login usando sua conta gov.br. Após entrar no aplicativo, clique em “Contratos”, e em frente ao nome da sua empresa atual, clique no botão de mais informações (“+”). Ali estarão os dados do seu contrato atual, além do número do PIS/Pasep.
  • FGTS: Assim como na CTPS digital, é possível conferir o número do PIS no app do FGTS dentro de um dos contratos registrados. O aplicativo da CTPS está disponível para download na versão Android ou versão iOS.
  • Caixa Trabalhador Caixa Tem: A Caixa disponibiliza, nestes aplicativos, os dados referentes ao PIS.
  • Caixa: No site da Caixa, a consulta é possível pelo CPF. Basta consultar o seu cadastro NIS. Trabalhadores vinculados ao Pasep também podem fazer a consulta no link do Banco do Brasil. Há também a opção de ligar para a Central de Atendimento do BB (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).
  • Meu INSS: Entre no portal Meu INSS com a sua conta gov.br. Clique na opção “Meu Cadastro”, no canto superior esquerdo. A página seguinte terá todos os seus dados cadastrais, onde será possível localizar o seu PIS/NIT ao final da página. O acesso também pode ser feito pelo aplicativo Meu INSS, disponível para Android iOS.
  • Cnis: Acessando o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis), clique em “Cidadão”, e em seguida na palavra “Inscrição” no canto superior esquerdo do menu. Depois, escolha a opção “Filiado”. Preencha os dados de forma idêntica ao que está em sua carteira de trabalho e clique em “Continuar”. Se os dados estiverem corretos, aparecerá uma mensagem em vermelho, no canto superior da tela, informando que seus dados já constam na base do CNIS e o número do NIT, que é o mesmo do PIS.

 

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads