
Com início do ano letivo, nesta segunda-feira (10), a prefeitura de Nazaré da Mata adere à lei que proíbe o uso de celulares nas escolas da rede municipal, incluindo escolas rurais e da área urbana. A medida é uma determinação do Ministério da Educação (MEC).
A legislação estabelece que o uso de celulares será proibido durante as aulas, recreios e intervalos e tem como público-alvo os 2.520 alunos e alunas matriculadas na educação infantil, fundamental, educação inclusiva e Educação de Jovens e Adultos (EJA), matriculados no município pernambucano.
Conforme a lei, o dispositivo pode ser utilizado somente para fins pedagógicos, com solicitação dos professores, bem como para garantir a acessibilidade de estudantes com deficiência, inclusão digital e atendimento de necessidades de saúde.
Segundo a gestão municipal, a implementação da nova regra será acompanhada pelas equipes pedagógicas e administrativas das unidades escolares, que têm autonomia para definir estratégias de orientação e monitoramento dos estudantes.
“A restrição ao uso dos celulares na sala de aula permitirá que os alunos sejam mais focados no aprendizado, interajam melhor entre si e aproveitem ao máximo o ambiente escolar. A tecnologia é uma ferramenta importante, mas precisa ser utilizada de maneira responsável e com objetivos pedagógicos bem definidos”, afirmou a secretária municipal de Educação de Nazaré da Mata, Domitila Planta.