
A previsão de chuvas em todo o litoral de Pernambuco segue mantida pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
De acordo com a agência, nesta segunda-feira (19), a Região Metropolitana do Recife (RMR) deve ter um dia parcialmente nublado, com pancadas de chuva isoladas de intensidade fraca a moderada.
A partir da madrugada da terça-feira (20) e no período da manhã, chuvas de intensidade fraca a moderada devem atingir o estado.
De acordo com a meteorologista da Apac, Zilurdes Lopes, o Grande Recife não foi atingido por fortes chuvas nas primeiras horas desta segunda-feira, como previsto, porque o canal de umidade permaneceu estacionário na divisa entre Pernambuco e Alagoas. Desta forma, os maiores volumes foram registrados na Mata Sul e no Agreste.
Para o Agreste e Mata Sul, a previsão é de dia parcialmente nublado, com pancadas de chuva de intensidade moderada.
Com o alerta de nível amarelo, são esperadas chuvas de até 30 milímetros num intervalo de três horas. A população deve seguir as orientações da Defesa Civil.
O monitoramento em tempo real da Apac mostra que, até 6h desta terça-feira, o Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife (RMR), acumula o maior volume de chuvas nas últimas três horas, com 21,96 mm na estação Charneca e 18,11 mm na estação Torrinha.
Em Barreiros, na Mata Sul, o índice no mesmo período alcançou 13,97 mm. E em Jaboatão dos Guararapes, na RMR, 12,42 mm.