Pernambuco

Carnaval do Recife e Olinda 2024 terá reconhecimento facial e câmeras corporais na PM

Em | Da Redação

Atualizado em

Carnaval do Recife e Olinda 2024 terá reconhecimento facial e câmeras corporais na PM
Policiais denunciam “farra” no pagamento de diárias do Carnaval no Estado

Para tentar minimizar a falta de câmeras nas ruas, a Secretaria de Defesa Social (SDS) decidiu usar, durante o Carnaval, as 187 câmeras corporais adquiridas para a Polícia militar de Pernambuco. A informação foi divulgada pelo secretário Alessandro Carvalho, nesta sexta-feira (26), após a cerimônia de posse do novo comandante geral da PM, coronel Ivanildo Torres.

Segundo Carvalho, apesar do fim do contrato para uso das câmeras nas ruas desde dezembro de 2023, não haverá prejuízo em relação à segurança durante os dias de folia.

“As câmeras corporais do 17º Batalhão, que estão em fase de projeto-piloto, serão utilizadas em cada patrulha que estiver no Carnaval. Começaremos pelo Galo da Madrugada com uma bodycam por patrulha lançada. Estamos estudando, junto com o setor de tecnologia, quantas poderão ser usadas ao mesmo tempo pelos policiais que estarão nos polos de folia”, disse.

Os policiais do 17º Batalhão, que atuam nos municípios de Paulista e Abreu e Lima, estão usando as bodycams desde setembro de 2023. Além de imagens, os equipamentos também gravam sons e fazem o envio em tempo real para uma central.

A promessa é de ampliação para outras unidades operacionais, quando recursos do Ministério da Justiça e Segurança Pública forem enviados ao Estado.

Em relação à volta das câmeras nas ruas, o secretário argumentou que o chamamento público aberto no final de dezembro só contou com uma empresa apresentando cotação de preço. “É uma exigência é legal que nós tenhamos mais de uma cotação, então isso está sendo buscado”, disse, sem dar previsão de quando novos equipamentos serão adquiridos e instalados nos locais de maior criminalidade.

Com informações JC Online

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads