Brasil

Uma semana depois, Defesa Civil ainda mantém ‘alerta máximo’ em Maceió

Hoje marca uma semana desde o alerta de colapso em uma mina, o qual poderia resultar em uma cratera do tamanho do estádio do Maracanã em Maceió. A Defesa Civil continua a manter o estado de “alerta máximo” devido à aceleração notável na taxa de subsidência do solo na região da mina da Braskem, localizada no bairro do Mutange. Anteriormente medida em milímetros por ano, a velocidade de afundamento agora atinge centímetros por hora, intensificando consideravelmente o risco iminente.

A precariedade do solo foi exacerbada ao longo de décadas de atividades de mineração conduzidas pela Braskem, resultando na evacuação de mais de 14 mil residências distribuídas por cinco bairros, impactando cerca de 60 mil pessoas. Somente um ano após o inicial tremor de terra, que causou fissuras em ruas e edifícios em 2018, a empresa finalmente encerrou a extração de sal-gema, um minério essencial na produção de soda cáustica e PVC.

Tremor aconteceu a 330 metros de profundidade; a área mais afetada é a cavidade da mina 18, que afundou 11,4 cm nesta sexta-feira

A localidade abrange outras 34 minas sob a responsabilidade da Braskem. Na área específica da mina 18, sujeita a um possível colapso, o solo apresenta um afundamento de 0,3 cm/h. Nas últimas 24 horas, desde a tarde de sábado (2) até a tarde deste domingo (3), registrou-se um deslocamento de terra significativo, totalizando 7,4 cm. No domingo (3), o Ministério de Minas e Energia assegurou que o afundamento no bairro de Mutange, em Maceió, está estabilizado e, caso ocorra algum desabamento, será “localizado”.

A região circundante ao Mutange foi completamente desocupada, assim como a maior parte dos bairros adjacentes, Bom Parto, Bebedouro e Pinheiro. A Defesa Civil de Alagoas assegura que o colapso iminente da mina não representa mais perigo à população, uma vez que as áreas habitadas estão a uma distância segura.

A Braskem destaca que a acomodação do solo na mina pode ocorrer de maneira gradual, até alcançar a estabilização, ou de forma abrupta. A mineradora afirma estar implementando medidas para o fechamento definitivo dos poços de sal, conforme um plano apresentado e aprovado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). O plano já atingiu 70% de progresso nas ações, e a conclusão dos trabalhos está programada para meados de 2025.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Moraes determina início do processo para extradição de Ramagem, que fugiu para os EUA

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou à Secretaria Judiciária da Corte…

4 horas ago

Anvisa libera semaglutida para tratamento de gordura no fígado com inflamação

A Anvisa aprovou nesta segunda (15) o uso de semaglutida, o ingrediente ativo do Wegovy…

4 horas ago

Homem é condenado por matar a própria sobrinha de 9 meses

O Tribunal do Júri do Recife condenou Erick Ramon Matias Ferreira a 32 anos de…

16 horas ago

Defesa diz que exame confirmou hérnias em Bolsonaro e reforça pedido de cirurgia em “caráter de urgência”

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro disse, neste domingo (14), que a ultrassonografia feita hoje…

16 horas ago

Concursos e seleções oferecem mais de 1,8 mil vagas com salários de até R$ 10 mil; veja como se inscrever

Pernambuco oferece, ao menos, 1.859 vagas de emprego em seleções e concursos públicos em diferentes…

17 horas ago

Bolsonaro é autorizado pelo STF a realizar exame de ultrassom na sede da PF para avaliar necessidade de cirúrgica

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre…

2 dias ago

This website uses cookies.