Política

Troca de farpas entre Boulos e João Campos expõe racha para a esquerda pós-Lula

A recente troca de farpas entre o deputado federal Guilherme Boulos (PSol) e o prefeito do Recife, João Campos (PSB), vem refletindo a divisão que a esquerda enfrenta para encontrar um sucessor para Lula.

João Campos representa a ala que defende a abertura para alianças. Eleito em 2020 com um discurso crítico ao PT, mas rejeitando Bolsonaro, Campos se aproximou de Lula e do PSB, que retornou à sua posição progressista.

O partido ocupa a vice-presidência com Geraldo Alckmin. Reeleito com 78,12% dos votos válidos em 2024, Campos é considerado um forte candidato ao governo de Pernambuco em 2026 e um possível sucessor de Lula em 2030, devido à sua capacidade de construir pontes com partidos de centro.

Guilherme Boulos, por outro lado, se identifica com a “esquerda raiz”. Com um histórico de luta no Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), ele ganhou projeção nacional ao disputar a Presidência em 2018. Em 2022, a pedido de Lula, retirou sua candidatura ao governo de São Paulo em favor de Fernando Haddad.

Segundo a coluna Metrópoles, as divergências entre Boulos e Campos demonstram o desafio que a esquerda possui para se reestruturar após a era Lula.

A treta entre Boulos e João Campos

Em uma entrevista, João Campos avaliou erros na campanha do PSol.

“A prática precisa caber naquilo que você fala e aquilo que você fala precisa caber na sua prática. Eu não conheço de perto a trajetória de Boulos, mas eu acredito que ele teve uma roupagem diferente enquanto pré-candidato e candidato a prefeito. Imagina que ele tem 20 anos de trajetória pública, seja no movimento social, seja como candidato, como deputado”.

Boulos respondeu:

“Não creio que ele está autorizado a me dar aulas de coerência, até porque, em 2020, quando ele se elegeu prefeito pela primeira vez, se elegeu com o mote ‘PT nunca mais. Hoje, que o Lula é presidente, ele virou o maior lulista do país. Para [de] querer dar lição de moral alheia. E mais do que isso: eu tenho lado. Tenho posições firmes, e ter posição firme tem um preço. Eu não vou conforme o vento”.

Enquanto isso, lideranças do PT observam atentamente a disputa entre João Campos e Boulos, e avisam nos bastidores que o partido será protagonista na sucessão de Lula. Como mostrou a coluna, petistas acenderam um alerta após a vitória de Donald Trump nos EUA e das derrotas nas eleições municipais.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Homem é condenado por matar a própria sobrinha de 9 meses

O Tribunal do Júri do Recife condenou Erick Ramon Matias Ferreira a 32 anos de…

2 horas ago

Defesa diz que exame confirmou hérnias em Bolsonaro e reforça pedido de cirurgia em “caráter de urgência”

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro disse, neste domingo (14), que a ultrassonografia feita hoje…

3 horas ago

Concursos e seleções oferecem mais de 1,8 mil vagas com salários de até R$ 10 mil; veja como se inscrever

Pernambuco oferece, ao menos, 1.859 vagas de emprego em seleções e concursos públicos em diferentes…

3 horas ago

Bolsonaro é autorizado pelo STF a realizar exame de ultrassom na sede da PF para avaliar necessidade de cirúrgica

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre…

1 dia ago

Feminicídio: Enfermeira é morta a tiros; PM apontado como suspeito bate e destrói carro durante fuga

Uma enfermeira identificada como Ana Beatriz Cavalcante (foto em destaque), de 29 anos, foi assassinada com um tiro…

2 dias ago

Moraes agradece a Lula por retirada da lista de sancionados pela Lei Magnitsky; veja vídeo

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes agradeceu ao presidente Lula (PT) pelo empenho para o fim das…

2 dias ago

This website uses cookies.