Política

Tornozeleira eletrônica violada por Bolsonaro: entenda os tipos de alerta e o que cada um indica

O ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) foi preso preventivamente neste sábado (22) após sinais de alerta graves terem sido emitidos pela tornozeleira eletrônica. O ex-presidente havia tentado violar o equipamento com um ferro de solda, até o sistema registrar a violação às 00h07.

Os sistemas de monitoramento por tornozeleira eletrônica, como o usado pelo ex-presidente, operam com níveis de alerta diferentes. A divisão ajuda as autoridades a identificar violações e medir o grau de risco de cada situação, para a tomada de providências mais célere.

Esses alarmes variam de simples falhas técnicas a indícios de fuga ou ameaça à vítima, e determinam a urgência da resposta policial.

Ex-presidente foi preso preventivamente neste sábado (22), por ordem do STF.

O primeiro nível é o de alertas operacionais, considerados de baixa gravidade. Eles incluem sinalizações de bateria fraca ou falha de comunicação com a central, que pode indicar alguma perda momentânea de sinal GPS. Problemas de interferência também podem levar à sinalização.

Na maior parte dos casos, o próprio dispositivo restabelece o contato automaticamente, e a notificação funciona mais como controle técnico do equipamento do que como risco real.

O segundo nível, moderado, envolve alertas de comportamento, que indicam descumprimento de regras impostas pela Justiça. O alerta pode ser ativado pelo dispositivo ficar muito tempo desligado, ou quando existe um possível risco de tentativa de violação.

Entram nessa categoria situações como o monitorado ultrapassar a área autorizada, violar o horário de recolhimento ou se aproximar de locais proibidos. Segundo técnicos, a central registra o evento e pode acionar a equipe de monitoramento, que tenta contato com o usuário.

O grau mais alto de gravidade é o dos alertas críticos, emitidos quando há ruptura física da tornozeleira, tentativa de remoção, fuga deliberada da área de monitoramento ou aproximação de vítima em casos de violência doméstica. Já o alerta grave indica evidências fortes de tentativa de violação, como o rompimento parcial do dispositivo ou o uso de uma gaiola de faraday — estrutura metálica que bloqueia campos elétricos e eletromagnéticos e dificulta a transmissão do sinal.

Nessas situações, o protocolo prevê resposta imediata: a polícia é acionada e um relatório é enviado ao sistema judicial para possível revogação de benefícios ou decretação de prisão.

O alerta grave foi emitido pelo equipamento utilizado pelo ex-presidente. A PF (Polícia Federal) suspeitava de um aquecimento atípico do dispositivo que estava com Bolsonaro. Como mostrou a CNN, a tornozeleira do político chegou a ser trocada.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

1 hora ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

2 horas ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

9 horas ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

10 horas ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

13 horas ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

14 horas ago

This website uses cookies.