O governo federal divulgou uma lista com 59 cidades prioritárias para receber apoio técnico no combate à fome e na promoção da alimentação saudável.
A estratégia “Alimenta Cidades” foi publicada em uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (27).
As cidades listadas podem fazer o pedido para integrar o programa até 15 de abril. E as ações deverão ser implementadas até dezembro de 2026
O estado de São Paulo possui a maior quantidade de cidades na lista: 12.
Em seguida, estão Pernambuco, com seis municípios, e o Paraná, com cinco.
A capital paulista é a cidade e com a maior população em situação de vulnerabilidade extrema, com 66.544 pessoas nas ruas.
Em seguida, estão a cidade do Rio de Janeiro, com 16.664, e Belo Horizonte, com 13.028. Os três munícipios são os únicos com mais de 10 mil pessoas vivendo nas ruas entre as 59 cidades escolhidas.
Em cooperação com estados e municípios, a proposta é fortalecer as cozinhas solidárias, diminuir o consumo de ultraprocessados por crianças e adolescentes e desenvolver ações de educação alimentar nas escolas.
Uma pesquisa recente realizada pelo Instituto Fome Zero, a pedido do governo federal, estima que o número de pessoas que passam fome no país caiu no ano passado na comparação com 2023.
Mas, de acordo com esse estudo, 20 milhões de brasileiros ainda vivem em situação de insegurança alimentar grave, ficam um dia ou mais sem comer.