Para ser classificado assim, condutor deve estar em cadastro positivo; e não pode ter pontos registrados na CNH e infrações de trânsito no documento nos últimos 12 meses.
Começou a valer nesta sexta-feira (9/1) a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para motoristas considerados “bons condutores” e “fichas limpas”. A medida entra em vigor com a assinatura de uma medida administrativa pelo ministro dos Transportes, Renan Filho.
Segundo o governo federal, o Executivo começa a emitir nesta sexta as renovações de forma gratuita. A medida entra em vigor com efeito retroativo, desde 10 de dezembro, quando foi assinada a medida provisória (MP) que instituiu a renovação automática.
Motoristas cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), ou seja, que não possuem infrações pontuadas registradas nos últimos 12 meses, terão a CNH atualizada diretamente no sistema quando o documento vencer.
Com a mudança, o condutor beneficiado pela renovação automática não precisará ir até o Detran. Ele apenas vai receber notificação sobre a confirmação do benefício. O documento novo estará disponível no aplicativo CNH do Brasil.
A inflação fechou em 4,26% no ano de 2025, abaixo do teto da meta estabelecida…
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), assina nesta 6ª feira (9.jan.2026) a medida administrativa que autoriza…
Embaixadores de países da União Europeia (UE) concordaram em aprovar nesta sexta-feira (9) o acordo…
Os Departamentos Estaduais de Trânsito de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo devem…
Com a proximidade do ano de 2026, crescem as expectativas por novos concursos públicos em…
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou a convocação de mais aprovados…
This website uses cookies.