Política

Relator no TSE afirma que Bolsonaro demonstra “preocupante descaso” com a democracia

Relator no TSE afirma que Bolsonaro demonstra "preocupante descaso" com a democracia

Em | Da Redação

Atualizado em

Relator no TSE afirma que Bolsonaro demonstra “preocupante descaso” com a democracia
Fala do relator aconteceu durante voto na sessão desta terça-feira (29)

Durante seu voto na sessão desta terça-feira (29), o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Benedito Gonçalves, relator da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que pode tornar Jair Bolsonaro (PL) inelegível, afirmou que o ex-presidente demonstra “preocupante descaso” com a democracia. Benedito votou para tornar Bolsonaro inelegível por 8 anos. As informações são do Metrópoles.

“Mais um significativo componente retórico explorado no âmbito da normatividade e coordenação é o uso da primeira pessoa do plural ao se referir às Forças Armadas. No ponto possivelmente de maior tensionamento do discurso, o primeiro investigado [Bolsonaro], em leitura distorcida de sua competência privativa para exercer o comando supremo das Forças Armadas, enxerga-se como militar em exercício à frente das tropas”, disse o ministro.

De acordo com Gonçalves, as atitudes de Bolsonaro demonstram “um preocupante descaso em relação a uma conquista democratica de comensurável importância simbolica no pós-ditadura, que é a sujeição do poderio militar brasileiro a uma máxima autoridade civil democraticamente eleita”.

Após cerca de 3 horas, julgamento foi suspenso e será retomado com os votos de outros ministros na quinta-feira (29) . Além de Bolsonaro, TSE pode tornar quase 70 pessoas inelegíveis por ataques ao sistema eleitoral brasileiro e disseminação de fake news.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads