Brasil

Relação entre Brasil e China vive melhor momento, diz Xi Jinping

Em visita oficial ao Brasil, o presidente da China, Xi Jinping, disse, nesta quarta-feira (20), que o Brasil e o país asiático alcançaram “novos consensos estratégicos” sobre o futuro da relação entre as nações, com o estabelecimento de “sinergias” entre a iniciativa chinesa Cinturão e Rota e as estratégias de desenvolvimento do Brasil – entre elas o novo PAC, o Plano de Transformação Ecológica, a Nova Indústria Brasil e o Programa Rotas da Integração Sul-Americana.

Em declaração à imprensa do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência brasileira onde Xi Jinping foi recebido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o líder chinês destacou que o aprofundamento da cooperação entre os países vai envolver áreas como economia, comércio, finanças, ciência e tecnologia, infraestrutura e proteção comercial. Além disso, disse o presidente da China, haverá reforço da cooperação em temas emergentes como transição energética, economia digital, Inteligência Artificial e mineração verde.

Lula recebeu Xi Jinping na residência oficial do Palácio da Alvorada, em Brasília — Foto: Ricardo Stuckert/PR

Foram 37 acordos bilaterais assinados entre Brasil e China. O governo brasileiro não optou por uma adesão formal à iniciativa Cinturão e Rota – chamada de ‘Nova Rota da Seda’ -, mas a declaração dos dois líderes fala em “sinergia” entre o projeto do gigante asiático e programas brasileiros de desenvolvimento. Além disso, os governos decidiram renomear a Parceria Estratégica Global entre os dois países ao patamar de “Comunidade de Futuro Compartilhado por um Mundo mais Justo e um Planeta Sustentável”.

Na declaração dada ao lado de Lula, Xi Jinping disse que a relação entre os dois países está em seu “melhor momento da história”, com projeção global e de longo prazo “cada vez mais destacada”. “Chegamos a novos consensos estratégicos sobre o futuro desenvolvimento das relações China e Brasil, dentre outras, as mais importantes são: inovação das relações bilaterais da Comunidade de Futuro Compartilhado por um Mundo mais Justo e um Planeta Sustentável”, destacou Xi.

A presidência chinês também deu espaço em sua declaração aos países do Sul Global. Para ele, a união entre o Brasil e a China reforça esse bloco e da nova contribuição na pauta para que os países em desenvolvimento tenham mais voz na governança global. “Concordamos em aprofundar constantemente a confiança estratégica mútua e continuar com apoios mútuos firmes nas questões vitais como soberania, segurança e interesses de desenvolvimento”, disse o líder chinês, para quem China e Brasil devem assumir “proativamente” a responsabilidade história de salvaguardar interesses comuns de países do sul global e promover uma ordem internacional mais justa e equitativa.

“Com a vantagem de não deixar nenhuma hora desperdiçada, vamos trabalhar para que a cooperação seja mais profunda e concreta e contribua para aceleração da modernização da China e do Brasil”, concluiu.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Tragédia: Enfermeira de 31 anos morre após acidente enquanto ia para o trabalho na BR-060

A enfermeira Natália Carla Alves, de 31 anos, de Rio Verde,GO, que morreu após acidente na…

2 horas ago

CNH terá renovação automática e gratuita para ‘bom condutor’, anuncia ministro Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)…

2 horas ago

Cinema Brasileiro: ‘O Agente Secreto’ e Wagner Moura são indicados no Globo de Ouro a melhor filme e ator

O filme brasileiro 'O Agente Secreto', de Kleber Mendonça Filho, foi indicado em Melhor Filme…

4 horas ago

Farmacêutica de 38 anos é morta a facadas pelo ex-marido na frente da filha do casal de 11 anos

A farmacêutica Daniele Guedes, de 38 anos, foi morta a facadas pelo ex-marido, Cristian Antunes,…

5 horas ago

Neymar confirma cirurgia no joelho, e não garante permanência para 2026

Em entrevista após a vitória que garantiu o Santos na Série A de 2026, Neymar…

7 horas ago

Flávio Bolsonaro diz que ‘preço’ para abrir mão da candidatura à Presidência começa com anistia: ‘‘Bolsonaro livre e nas urnas’’

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que o "preço" para retirar sua pré-candidatura ao Palácio do Planalto…

9 horas ago

This website uses cookies.