Brasil

‘Rei e rainha da creatina’: fábrica terceirizada é interditada; clientes dizem ter achado larva

Uma fábrica de creatina localizada em Jundiaí, no interior de São Paulo, foi interditada pela polícia por não possuir licença para fazer suplementos alimentares. De acordo com reportagem exibida pelo Fantástico, da TV Globo, a empresa fornecia o produto para a Soldiers Nutrition, de Yuri Silveira de Abreu e Fabiula de Arruda Freire, conhecidos como “rei e rainha da creatina”. Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), da Polícia Civil de São Paulo, já tinham apreendido no mês passado milhares de unidades de suplementos alimentícios da empresa durante cumprimento de mandados contra empresários.

À TV Globo, a defesa da Soldiers disse que a “investigação policial utilizou algumas reclamações infundadas”. Os advogados alegam também que os “produtos apreendidos nos estabelecimentos de terceiros não passaram por perícia”, e que “não existe laudo que questione a qualidade dos seus suplementos”. A defesa diz ainda ainda que “empresários, funcionários e colaboradores foram injustamente prejudicados pela investigação”.

A Soldier tem fábrica própria, mas contrata também outras para atender a demanda de vendas. A suplementação da substância tem se tornado cada vez mais popular entre praticantes de atividade física e pessoas idosas, em busca de melhor desempenho físico e benefícios para a saúde.

Mensagens trocadas pelos líderes da Soldiers a que o Fantástico teve acesso mencionam alterações de qualidade nos produtos apontadas por clientes, como empedramento, presença de larva e teia de aranha dentro dos potes de creatina.

O Whey Protein vendido pela empresa também teria motivado reclamações de clientes, que teriam encontrado plástico e um pedaço de borracha semelhante a uma luva ou bexiga no interior da embalagem.

Na operação policial do início de novembro, agentes da vigilância sanitária apontaram ter encontrado “produtos impróprios para venda e consumo” e a falta de “dispositivos de proteção contra a entrada de pragas”.

18 marcas vendidas no Brasil foram reprovadas
A lei estipula que o suplemento tenha no mínimo 80% de creatina pura.

A Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri) avaliou em outubro 88 marcas vendidas no Brasil para medir o grau de pureza da substância – 18 foram reprovadas, sendo que dez não tinham nenhuma creatina na composição. Nesse teste, a amostra da Soldiers foi aprovada.

Operação em SP apreende suplementos alimentares por suspeita de adulteração e associação criminosa. Foto: Divulgação/Deic

Soldiers Nutrition, de Yuri Silveira de Abreu e Fabiula de Arruda Freire, conhecidos como “rei e rainha da creatina”.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Integrante do PCC foragido é preso em flat de luxo na praia de Muro Alto em PE

Um homem de 42 anos que integra uma facção criminosa foi preso por volta das…

11 horas ago

CREF12/PE cobra do Governo de Pernambucano e das 184 prefeituras o pagamento do Novo Piso Salarial

O Conselho Regional de Educação Física 12/PE encaminhou um ofício ao Governo de Pernambuco e…

11 horas ago

Após onda de fake news, governo decide revogar ato da Receita Federal sobre Pix

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciou nesta quarta-feira (15) que será revogada a regra de…

15 horas ago

Delegado pernambucano assassinado em SP passou em novo concurso e pretendia voltar para Pernambuco

O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, foi morto nesta terça-feira (14) durante um…

17 horas ago

‘Game Over’: Justiça suspende redes sociais de Influencers Rico Melquiades e Babal Guimarães

A Justiça de Alagoas determinou a suspensão das redes sociais do influenciadores alvos da segunda…

17 horas ago

This website uses cookies.