Carreiras

Raquel Lyra promete concurso para Corpo de Bombeiros para reforçar fiscalização nas praias

Um dia após o terceiro ataque de tubarão em duas semanas no Grande Recife, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), disse, nesta terça (7), que vai realizar concursos públicos para recompor o quadro do Corpo de Bombeiros e reforçar a fiscalização nas praias.

“A falta de efetivo atinge Pernambuco há muito tempo, mas a gente não consegue suprir isso de imediato. A gente vai, sim, abrir concursos novos, mas a gente precisa do apoio dos municípios para cumprirem seu papel”, afirmou. A governadora não informou, porém, quando os certames serão realizados.

A declaração foi dada após reunião com os prefeitos dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife, no Palácio do Campo das Princesas.

Outra medida anunciada é a reincorporação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) ao Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit). A instituição não faz parte do colegiado desde 2015.

Na segunda (6), a governadora disse que, desde então, as pesquisas sobre o tema não tiveram continuidade. Além da UFRPE, os ministérios da Pesca e de Ciência, Tecnologia e Inovação devem ser incluídos no comitê.

“Nós continuamos as pesquisas. O que não houve mais foi diálogo com o Cemit para participar dos processos decisórios. Agora, a Rural volta a fazer parte, mas a gente solicitou que a UFPE e a UPE também fizessem parte, porque acho que é um problema multidisciplinar, que depende do conhecimento de várias áreas”, avaliou o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão.

Carneiro Leão informou ainda que vai ampliar o monitoramento dos tubarões que passam próximo da costa pernambucana, abrangendo uma área entre Olinda e o Porto de Suape.

“Isso é para identificar o quantitativo de espécies, incorporar, provavelmente, a análise por drones para ver o ‘caminhar’ desses tubarões. A gente pretende retomar para fornecer os indicadores necessários para que se tomem as devidas posições”, explicou o reitor.

Mais cedo, nesta terça, a governadora assinou um protocolo de intenções com o reitor da UFRPE e os reitores das universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, e de Pernambuco (UPE), Socorro Cavalcanti, para estabelecer uma cooperação técnica e financeira para implementar ações de educação ambiental e prevenção de incidentes com tubarões.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Lula lança novas regras para CNH que podem baratear em até 80% o processo da 1º habilitação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou nesta terça-feira (9) a medida provisória que cria…

4 horas ago

INSS sobe prazo do auxílio-doença sem perícia e muda outras regras; entenda

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) publicou portarias alterando as regras de concessão do auxílio-doença concedido por…

8 horas ago

Ultraleve pilotado por prefeito de Barreiros faz pouso forçado em praia após falha em motor

Um ultraleve caiu na tarde desta segunda-feira (8) na região de Muro Alto, no Litoral…

11 horas ago

Autoescola não obrigatória: Governo lança hoje aplicativo e oficializa novas regras da CNH

O governo federal vai oficializar nesta terça-feira (9) as novas regras para obtenção da Carteira…

11 horas ago

Lula sanciona lei que aumenta para até 40 anos a pena para estupro de vulneráveis

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta segunda-feira, 8, a lei que endurece as penas para…

11 horas ago

Derrotar Lula é o que vai salvar meu pai da prisão,diz Flávio Bolsonaro em entrevista

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) voltou a dizer que sua candidatura ao Planalto em 2026 “é irreversível” e que só desistirá…

11 horas ago

This website uses cookies.