Carreiras

Raquel Lyra promete concurso para Corpo de Bombeiros para reforçar fiscalização nas praias

Em | Da Redação

Atualizado em

Raquel Lyra promete concurso para Corpo de Bombeiros para reforçar fiscalização nas praias
Fotos: Hesíodo Góes / Secom

Um dia após o terceiro ataque de tubarão em duas semanas no Grande Recife, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), disse, nesta terça (7), que vai realizar concursos públicos para recompor o quadro do Corpo de Bombeiros e reforçar a fiscalização nas praias.

“A falta de efetivo atinge Pernambuco há muito tempo, mas a gente não consegue suprir isso de imediato. A gente vai, sim, abrir concursos novos, mas a gente precisa do apoio dos municípios para cumprirem seu papel”, afirmou. A governadora não informou, porém, quando os certames serão realizados.

A declaração foi dada após reunião com os prefeitos dos 14 municípios da Região Metropolitana do Recife, no Palácio do Campo das Princesas.

Outra medida anunciada é a reincorporação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) ao Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit). A instituição não faz parte do colegiado desde 2015.

Na segunda (6), a governadora disse que, desde então, as pesquisas sobre o tema não tiveram continuidade. Além da UFRPE, os ministérios da Pesca e de Ciência, Tecnologia e Inovação devem ser incluídos no comitê.

“Nós continuamos as pesquisas. O que não houve mais foi diálogo com o Cemit para participar dos processos decisórios. Agora, a Rural volta a fazer parte, mas a gente solicitou que a UFPE e a UPE também fizessem parte, porque acho que é um problema multidisciplinar, que depende do conhecimento de várias áreas”, avaliou o reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão.

Carneiro Leão informou ainda que vai ampliar o monitoramento dos tubarões que passam próximo da costa pernambucana, abrangendo uma área entre Olinda e o Porto de Suape.

“Isso é para identificar o quantitativo de espécies, incorporar, provavelmente, a análise por drones para ver o ‘caminhar’ desses tubarões. A gente pretende retomar para fornecer os indicadores necessários para que se tomem as devidas posições”, explicou o reitor.

Mais cedo, nesta terça, a governadora assinou um protocolo de intenções com o reitor da UFRPE e os reitores das universidades Federal de Pernambuco (UFPE), Alfredo Gomes, e de Pernambuco (UPE), Socorro Cavalcanti, para estabelecer uma cooperação técnica e financeira para implementar ações de educação ambiental e prevenção de incidentes com tubarões.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads