Noticias

Raquel Lyra prestigia a 30ª edição da Romaria de Frei Damião em São Joaquim do Monte,PE

A expectativa é de receber mais de 300 mil romeiros durante sete dias de celebração

Em | Da Redação

Atualizado em

Raquel Lyra prestigia a 30ª edição da Romaria de Frei Damião em São Joaquim do Monte,PE
Fotos: Hesíodo Góes/Secom.

A 30ª edição da Romaria do Venerável Frei Damião, realizada em São Joaquim do Monte, no Agreste Central, foi prestigiada pela governadora Raquel Lyra, neste domingo (3). A programação da festa religiosa começou no dia 26 de agosto e termina neste domingo. Além de missa, o evento é celebrado com procissões, shows de artistas católicos, homenagens e apresentações culturais.

“O pernambucano é um povo de muita fé. E a romaria de Frei Damião é um ato de devoção, não só de quem vive aqui na cidade, mas daqueles que vem de outros estados para São Joaquim do Monte. Segundo o prefeito Duguinha, nós teremos o maior evento da história do município. E é com muita alegria que o estado se faz presente. É muito bom poder estar aqui celebrando a cultura e religiosidade do nosso povo”, destacou Raquel Lyra.

Neste ano, a festa contou com o fomento do Governo do Estado. Por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), foram investidos R$ 26 mil e outros R$ 21 mil, via Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), para garantir a contratação de apresentações artísticas e culturais.

Fotos: Hesíodo Góes/Secom.

“Estamos muito felizes com o apoio do Governo do Estado, pela Empetur e Fundarpe, porque há muito tempo que não contávamos com esse patrocínio. Essa não é uma festa apenas de São Joaquim do Monte. É de Pernambuco e de todo o Nordeste. E nós ficamos muito felizes porque esse é um período que aquece nossa economia”, afirmou o prefeito Duguinha Lins.

Autor da lei que tornou a cidade capital pernambucana da romaria, o deputado estadual Joãzinho Tenório destacou a importância do turismo religioso para a localidade. “Tanto o prefeito, como o padre Isael Torres, o pároco de São Joaquim do Monte e a Diocese de Caruaru, todos organizamos da melhor forma possível. Agradecemos o apoio do Governo do Estado, da prefeitura. São Joaquim do Monte é a capital da fé, da romaria. Sem dúvida, a governadora Raquel Lyra não poderia faltar a esse importante momento, que fortalece o turismo religioso do estado”, disse.

A Romaria do Frei Damião, é realizada há 30 anos pela Paróquia de São Joaquim. Durante os sete dias de festa, mais de 300 mil romeiros vindos de todo o Nordeste e outras regiões do país visitam o município. Neste domingo, o evento encerra às 18h, após louvores, procissão e a bênção do adeus.

Estiveram presentes o secretário executivo da Casa Civil, Rubens Júnior, o deputado federal André Ferreira, as prefeitas de Bezerros, Lucielle Laurentino, de Catende, Dona Graça e de Jaqueira, Ridete Pellegrino e os prefeitos de Camocim de São Félix, Giorge Bezerra, de Panelas, Ruben Lima, de Agrestina, Josué Mendes, de Lagoa dos Gatos, Stênio Fernandes, de Sairé, Gildo Dias, de Maraial Marlos Henrique e de Gravatá, padre Joselito. Vereadores e lideranças da região também acompanharam a agenda.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads