Brasil

Quem pode ser cortado do Bolsa Família? Governo revela qual a mira do pente-fino

 

Desde que o governo federal anunciou que faria a atualização de dados do Cadastro Único, uma série de notícias destorcidas começaram a surgir. Com a possibilidade de ser cortado do Bolsa Família, quem hoje recebe o programa teme que o programa chegue ao fim sem explicações. Mas, na verdade, apenas quem deixar de cumprir com os requisitos básicos é que será atingido.

Com a possibilidade de ser cortado do Bolsa Família, combinado ao anuncio de novos valores a serem pagos e da necessidade propriamente dita de receber a ajuda, as famílias ficam mais suscetíveis a cair em notícias falsas. Essas fake news espalhadas principalmente em redes sociais e grupos de mensagens, dizem que o governo federal vai excluir 1,5 milhões de famílias do programa.

Porém, não deixa claro quem são esses grupos que serão desligados, e dão a entender que o corte acontecerá sem nenhum tipo de respaldo. O que tem gerado um certo desespero das famílias já contempladas, e que acabam buscando o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) sem motivo e gerando filas e superlotação desses locais.

Diante disso é importante entender quem realmente corre o risco de ser cortado do Bolsa Família, e como lidar com essa situação. De acordo com o ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) ninguém que cumpre com os critérios de acesso ao programa será cortado.

Quem será cortado do Bolsa Família nesse ano?
A expectativa é de que até dezembro desse ano sejam desligados 2 milhões de famílias que estão na irregularidade. O principal motivo que leva o grupo a ser cortado do Bolsa Família é não cumprir mais com os critérios de renda que dão acesso ao benefício. Além de estar com os dados desatualizados no Cadastro Único.

Será feita uma atualização cadastral até o fim desse ano em que todos os grupos serão chamados para comparecer até o CRAS e atualizar seus dados. Embora todos devam passar pelo pente-fino, isso não significa que o número de desligados será grande.

Serão excluídos:

Quem tem renda familiar superior a R$ 218 por pessoa que é o limite;
Aqueles que não atualizam os dados há mais de dois anos.

O foco são as famílias unipessoais, quer dizer, famílias compostas por uma única pessoa. Isso porque, normalmente elas não cumprem os critérios de renda.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

MPF vai investigar Prefeitura de Serra Talhada por ofertar curso de medicina sem autorização do MEC

Sem alarde, o Ministério Público Federal (MPF) em Pernambuco abriu um inquérito para investigar a Prefeitura…

4 horas ago

VÍDEO:Jovem emociona mãe ambulante ao anunciar que foi aprovada em Medicina; veja

Difícil quantificar a emoção de uma mãe ao saber ao saber que sua filha realizou…

4 horas ago

Beneficiários não precisam fazer prova de vida para garantir pagamentos do INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não vai suspender benefícios pagos a aposentados e pensionistas que não fizerem a…

7 horas ago

Mulher morre após namorado perder controle de quadriciclo e cair em ribanceira na Mata Sul

Uma mulher morreu após sofrer um acidente com um quadriciclo no município de Rio Formoso, na…

7 horas ago

Dono de bet e esposa: saiba quem são os mortos em queda de helicóptero

O helicóptero que caiu na noite de quinta-feira (16) em uma área de mata fechada em…

11 horas ago

Helicóptero com 4 pessoas cai na Grande SP. Piloto e criança sobrevivem

Um helicóptero caiu na caiu na noite de quinta-feira (16), no Morro do Tico-Tico, nas…

15 horas ago

This website uses cookies.