Brasil

Quem pode ser cortado do Bolsa Família? Governo revela qual a mira do pente-fino

 

Desde que o governo federal anunciou que faria a atualização de dados do Cadastro Único, uma série de notícias destorcidas começaram a surgir. Com a possibilidade de ser cortado do Bolsa Família, quem hoje recebe o programa teme que o programa chegue ao fim sem explicações. Mas, na verdade, apenas quem deixar de cumprir com os requisitos básicos é que será atingido.

Com a possibilidade de ser cortado do Bolsa Família, combinado ao anuncio de novos valores a serem pagos e da necessidade propriamente dita de receber a ajuda, as famílias ficam mais suscetíveis a cair em notícias falsas. Essas fake news espalhadas principalmente em redes sociais e grupos de mensagens, dizem que o governo federal vai excluir 1,5 milhões de famílias do programa.

Porém, não deixa claro quem são esses grupos que serão desligados, e dão a entender que o corte acontecerá sem nenhum tipo de respaldo. O que tem gerado um certo desespero das famílias já contempladas, e que acabam buscando o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) sem motivo e gerando filas e superlotação desses locais.

Diante disso é importante entender quem realmente corre o risco de ser cortado do Bolsa Família, e como lidar com essa situação. De acordo com o ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) ninguém que cumpre com os critérios de acesso ao programa será cortado.

Quem será cortado do Bolsa Família nesse ano?
A expectativa é de que até dezembro desse ano sejam desligados 2 milhões de famílias que estão na irregularidade. O principal motivo que leva o grupo a ser cortado do Bolsa Família é não cumprir mais com os critérios de renda que dão acesso ao benefício. Além de estar com os dados desatualizados no Cadastro Único.

Será feita uma atualização cadastral até o fim desse ano em que todos os grupos serão chamados para comparecer até o CRAS e atualizar seus dados. Embora todos devam passar pelo pente-fino, isso não significa que o número de desligados será grande.

Serão excluídos:

Quem tem renda familiar superior a R$ 218 por pessoa que é o limite;
Aqueles que não atualizam os dados há mais de dois anos.

O foco são as famílias unipessoais, quer dizer, famílias compostas por uma única pessoa. Isso porque, normalmente elas não cumprem os critérios de renda.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Em busca da reeleição,Raquel Lyra comanda ato de filiação de lideranças em Gravatá e amplia base do PSD no interior do estado

O cenário político de Pernambuco registra um movimento estratégico no tabuleiro eleitoral do Agreste. A…

17 horas ago

Seis mortes por pancreatite associadas a canetas emagrecedoras são registradas no Brasil, aponta Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), através do sistema VigiMed, recebeu 225 notificações de…

18 horas ago

STF tem maioria para punir caixa 2 como crime eleitoral e improbidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta sexta-feira (6) para estabelecer que…

1 dia ago

Abono salarial: aplicativo do governo teve mais de 7,3 milhões de consultas no 1º dia

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital recebeu mais de 7,3 milhões de consultas ao abono…

2 dias ago

Laudo médico da PF conclui que Bolsonaro pode continuar preso na Papudinha: ‘quadro estável

Laudo elaborado por médicos da Polícia Federal concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro não precisa…

2 dias ago

Anvisa proíbe “Café de açaí” e suspende azeite e glitters culinários

A pesquisa Datafolha/CBN, divulgada nesta sexta-feira (6), mostra que a aprovação da governadora Raquel Lyra…

2 dias ago

This website uses cookies.