Brasil

Quem pode ser cortado do Bolsa Família? Governo revela qual a mira do pente-fino

De acordo com o ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) ninguém que cumpre com os critérios de acesso ao programa será cortado.

Em | Da Redação

Atualizado em

Quem pode ser cortado do Bolsa Família? Governo revela qual a mira do pente-fino
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou nesta quinta-feira (2) o novo Bolsa Família.

 

Desde que o governo federal anunciou que faria a atualização de dados do Cadastro Único, uma série de notícias destorcidas começaram a surgir. Com a possibilidade de ser cortado do Bolsa Família, quem hoje recebe o programa teme que o programa chegue ao fim sem explicações. Mas, na verdade, apenas quem deixar de cumprir com os requisitos básicos é que será atingido.

Com a possibilidade de ser cortado do Bolsa Família, combinado ao anuncio de novos valores a serem pagos e da necessidade propriamente dita de receber a ajuda, as famílias ficam mais suscetíveis a cair em notícias falsas. Essas fake news espalhadas principalmente em redes sociais e grupos de mensagens, dizem que o governo federal vai excluir 1,5 milhões de famílias do programa.

Porém, não deixa claro quem são esses grupos que serão desligados, e dão a entender que o corte acontecerá sem nenhum tipo de respaldo. O que tem gerado um certo desespero das famílias já contempladas, e que acabam buscando o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) sem motivo e gerando filas e superlotação desses locais.

Diante disso é importante entender quem realmente corre o risco de ser cortado do Bolsa Família, e como lidar com essa situação. De acordo com o ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) ninguém que cumpre com os critérios de acesso ao programa será cortado.

Quem será cortado do Bolsa Família nesse ano?
A expectativa é de que até dezembro desse ano sejam desligados 2 milhões de famílias que estão na irregularidade. O principal motivo que leva o grupo a ser cortado do Bolsa Família é não cumprir mais com os critérios de renda que dão acesso ao benefício. Além de estar com os dados desatualizados no Cadastro Único.

Será feita uma atualização cadastral até o fim desse ano em que todos os grupos serão chamados para comparecer até o CRAS e atualizar seus dados. Embora todos devam passar pelo pente-fino, isso não significa que o número de desligados será grande.

Serão excluídos:

Quem tem renda familiar superior a R$ 218 por pessoa que é o limite;
Aqueles que não atualizam os dados há mais de dois anos.

O foco são as famílias unipessoais, quer dizer, famílias compostas por uma única pessoa. Isso porque, normalmente elas não cumprem os critérios de renda.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads