Brasil

Quatro em cada 10 brasileiros já foram vítimas de golpes; saiba qual a média do valor perdido

Quatro em cada 10 brasileiros já soferam fraudes financeiras como golpes relacionados à cartão de crédito ou golpes virtuais, como vazamento de dadosPIX ou boletos falsos. O número corresponde a uma média de 42% da população do país, segundo o Relatório de Identidade e Fraude 2024 do Serasa Experian, feito pela Datatech com 804 Pessoas Físicas e 334 Pessoas Jurídicas. Entre as vítimas, 57% perdeu em média R$ 2.888, o dobro do valor do salário mínimo.

Os tipos de golpes mais apontados durante o levantamento foram:

• Uso de cartões de crédito por terceiros ou cartão falsificado (39%);
• Pagamento de boleto falso ou PIX (32%);
• Phishing: comunicação fraudulenta ou que aparenta ser fonte confiável (21%);
• Invasão de contas: contas de redes sociais ou em bancos roubadas (15%);
• Vazamento de dados: exposição de dados pessoais na internet (11%).

Os participantes do levantamento disseram que 26% das fraudes aconteceram em 2022; já 31% aconteceu nos anos anteriores. No ano passado, 10% foram no primeiro trimestre, 9% no segundo trimestre e 15% no terceiro.

Perfil das vítimas de fraude

A classe B é a que mais cresce em número de vítimas desses tipos de golpes, com 46%. Já na classe C, esse número cai para 35%. “os criminosos visam brasileiros com maior poder aquisitivo para ampliar seus ganhos, mas a fraude ocorre em qualquer faixa de renda”, alerta o diretor de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian. Quase metade das pessoas (48%) acima de 50 anos fazem parte do maior grupo que sofreu fraude. Logo em seguida, estão as faixas etárias de 30 a 49 anos (46%).

O diretor ainda afirma que criminosos aprimoram técnicas com o avanço tecnológico para aproveitar brechas dos consumidores e dos sistemas que as empresas eventualmente deixam. Por isso, considera que ambos devem estar atentos e recorrer à recursos para proteção. “Alguns exemplos são a biometria facial, a análise de risco de dispositivo, a verificação de documentos, o Cadastro ‘Know Your Costumer’ (KYC), entre outros. O monitoramento contínuo, a autenticação multifator e o uso inteligente das tecnologias são essenciais para garantir a integridade das operações, o crescimento sustentável dos negócios e, ao mesmo tempo, prevenir fraudes”, ensina.

Os golpes mais temidos pelos participantes da pesquisa foram fraudes envolvendo uso de cartão de crédito (36%); golpes de transferência via PIX (21%); Vazamento de dados (21%); uso de documentos falsos (11%) e phishing (9%).

Nas empresas de grande porte, a preocupação com o assunto aumentou 68%. Neste ano, “proteção de operações fraudulentas” foi o segundo assunto que mais preocupou as companhias (35%), ficando atrás somente de “conquistar mais clientes” (45%). O levantamento também aponta que a prevenção com o assunto causou impacto na previsão orçamentária dessas empresas. O tópico passou de quinto para terceiro lugar na destinação de verba neste ano.

As maiores preocupações relacionadas à tentativa de fraude estão relacionadas à segurança da informação. Vazamento de dados de clientes é o maior motivo de alerta (49%), seguido de perdas financeiras (48%); vazamentos de dados próprios (39%); inadimplência (35%); roubo de informações estratégicas (34%); fraude de identidade (28%) e perda de mercadorias (16%).

Como medida de prevenção, as empresas adotaram a prática de análise de documentos (49%); análise de score de clientes (36%); análise de score das empresas (28%); análise de operações de cartões de crédito (22%) e análise de dispositivos (19%). A margem de erro do Relatório de Identidade e Fraude 2024 é de 5,4%, com intervalo de confiança de 95%.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Integrante do PCC foragido é preso em flat de luxo na praia de Muro Alto em PE

Um homem de 42 anos que integra uma facção criminosa foi preso por volta das…

11 horas ago

CREF12/PE cobra do Governo de Pernambucano e das 184 prefeituras o pagamento do Novo Piso Salarial

O Conselho Regional de Educação Física 12/PE encaminhou um ofício ao Governo de Pernambuco e…

12 horas ago

Após onda de fake news, governo decide revogar ato da Receita Federal sobre Pix

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciou nesta quarta-feira (15) que será revogada a regra de…

16 horas ago

Delegado pernambucano assassinado em SP passou em novo concurso e pretendia voltar para Pernambuco

O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, foi morto nesta terça-feira (14) durante um…

17 horas ago

‘Game Over’: Justiça suspende redes sociais de Influencers Rico Melquiades e Babal Guimarães

A Justiça de Alagoas determinou a suspensão das redes sociais do influenciadores alvos da segunda…

17 horas ago

This website uses cookies.