Política

Quais os próximos passos do julgamento de Bolsonaro e demais réus da trama golpista no STF

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ser submetido à prisão domiciliar se for condenado no processo que investiga uma tentativa de golpe de Estado, em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF).

A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou a condenação dele nas alegações finais apresentadas na última segunda-feira (14).

Segundo informações do Uol, fontes anônimas, incluindo lideranças partidárias e membros de tribunais superiores, apontam a prisão domiciliar como uma possibilidade para Bolsonaro, caso haja condenação.

Aos 70 anos, Bolsonaro enfrenta problemas de saúde desde o atentado sofrido durante a campanha eleitoral de 2018, quando levou uma facada. Recentemente, foi diagnosticado com esofagite intensa, o que o levou a permanecer em repouso.

A Lei de Execução Penal, em seu artigo 117, permite a prisão domiciliar para condenados em regime aberto que tenham mais de 70 anos ou sofram de doenças graves, entre outros critérios.

Apesar de Bolsonaro atender a essas condições, espera-se que uma eventual condenação seja em regime fechado, não aberto.

Rafael Mafei, advogado e professor de direito da USP e da ESPM, explica que, embora a lei restrinja o regime domiciliar humanitário a presos em regime aberto, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem entendimento bastante consolidado quanto à admissibilidade do regime domiciliar humanitário para presos que não estão em regime aberto.

“Um desses casos é justamente a hipótese de o preso ser portador de doença grave ou condição de saúde frágil, exigindo cuidados médicos que não podem ser adequadamente prestados pelos serviços médicos do estabelecimento prisional”, diz Mafei.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

13 horas ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

13 horas ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

21 horas ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

21 horas ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

1 dia ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

1 dia ago

This website uses cookies.