Política

Protesto bolsonarista levou 45 mil pessoas à Paulista, contra 185 mil em fevereiro, diz USP

A manifestação com presença do ex-presidente Jair Bolsonaro que ocorreu hoje em São Paulo pedindo o impeachment do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) teve a presença de 45,4 mil pessoas, aponta uma estimativa feita pelo Monitor do Debate Político no Meio Digital, núcleo de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP).

Liderado pelo pesquisador Pablo Ortellado, o grupo usa uma metodologia que produz fotografias aéreas em diversos pontos e em diversos momentos para fazer uma aproximação estatística da quantidade de pessoas presentes. O número divulgado é referente ao pico de comparecimento do ato na Avenida Paulista (16h05), e tem margem de erro de 5.400 pessoas para mais ou para menos.

Em comparação à última manifestação em via pública com presença de Bolsonaro, o ato deste 7 de setembro teve uma queda expressiva no público presente. Em 25 de fevereiro, quando o ex-presidente foi a prostesto “em defesa do estado democrático de direito”, o comparecimento foi cerca de quatro vezes maior, com 185 mil pessoas.

Naquela ocasião, manifestantes haviam sido orientados a não hostilizarem Alexandre de Moraes e o STF, e o ato foi usado mais como uma demonstração de força por parte de Bolsonaro. Tanto a manifestação de hoje quanto a de 24 de fevereiro foram convocadas pelo pastor Silas Malafaia.

O grupo de Ortellado possui um histórico de medições de outras manifestações, tanto de esquerda quanto de direita, há mais de dois anos. A manifestação de hoje foi a quarta maior da série, atrás também do 7 de Setembro de 2022 em Copacabana (64 mil pessoas) e da festa da vitória da eleição de Lula em 2023 (58 mil pessoas).

“Foram tiradas 72 fotos entre as 14:25 e as 16:05. Dezoito fotos tiradas às 16:05 horas foram selecionadas de forma a cobrir a extensão da manifestação, sem sobreposição. Cada uma das fotos foi repartida em 8 pedaços”, explicam.

Um software foi então aplicado à imagem para identificar a quantidade de cabeças fotografadas de cima que está contida na imagem.

A Polícia Militar de São Paulo, que costumava fornecer estimativas de público sem explanar a metodologia, não comunicou nenhum número hoje.

Do O Globo | Foto: EACH-USP

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Corpo de jovem pernambucana desaparecida é encontrado em matagal de Teresina; suspeito é preso

Um corpo foi encontrado em uma área de mata na Estrada da Alegria, Zona Sul…

11 horas ago

Morte de criança após adrenalina: testemunhas afirmam que médica tentou adulterar prontuário para omitir erro após morte, diz delegado

Ao menos três testemunhas afirmaram, em depoimento à polícia, que a médica Juliana Brasil Santos tentou…

19 horas ago

Miss Bumbum denuncia ataques nas redes por causa do corpo: ‘Me chamam de burra’

Miss Bumbum 2025, Kerolay Chaves afirma que o julgamento sobre sua inteligência se tornou parte…

19 horas ago

Virginia mostra panetone de luxo de R$ 6 mil comprado para irmão de Vini Jr

A influenciadora Virginia mostrou ter encomendado um panetone de luxo para o aniversário do irmão de Vini Jr nesta…

19 horas ago

Quem era o padre,de 38 anos, que sumiu e foi achado morto na Casa Paroquial

O padre Júlio César Agripino, de 38 anos, atuava na Paróquia Nossa Senhora do Carmo,…

19 horas ago

Soldado confessa ter matado cabo do Exército e incendiado quartel

O militar do Exército Brasileiro Kelvin Barros da Silva (foto em destaque), 21 anos, que…

20 horas ago

This website uses cookies.