Pernambuco

Projeto que equipara aborto a homicídio mesmo em casos de estupro pode ser votado na Câmara

A Câmara dos Deputados analisa, hoje, a urgência do Projeto de Lei (PL) 1.904/24, que equipara o aborto ao homicídio simples. A matéria foi proposta pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e tem a coautoria de 32 parlamentares da oposição. A matéria altera quatro artigos do Código Penal para limitar o acesso à interrupção da gravidez — mesmo em casos de estupro.

Caso a urgência seja aprovada, o projeto poderá ser votado também hoje, sem necessidade de passar pelas comissões. A expectativa, segundo parlamentares ouvidos pelo Correio, é de que os deputados aprovem o requerimento. “Creio na aprovação. Precisamos de um Congresso que defenda a vida, jamais o feticídio”, afirmou o deputado Bibo Nunes (PL-RS), um dos signatários do texto.

O projeto altera os artigos 124, 125, 126 e 128 do Código Penal, que tratam sobre crimes contra a vida. Os dispositivos estabelecem penas para o aborto praticado pela gestante ou por terceiros. Prevê, ainda, pena de até três anos no primeiro caso e de 10 nos episódios em que a interrupção da gestação for realizada sem o consentimento da grávida. Se a matéria — chamada pelos opositores de PL da Gravidez Infantil —, for aprovada, em ambos os casos a pena máxima para quem realizar um aborto passará de 10 para 20 anos.

A investida da oposição é mais um confronto com o Supremo Tribunal Federal (STF), que julga a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, que descriminalizar o aborto. A Corte analisa, justamente, os artigos 124 e 126 do Código Penal. Em voto que registrou antes de se aposentar, a ministra Rosa Weber considerou que a punição de até três anos para a gestante que provocar o aborto em si mesma está em desacordo com a Constituição. O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, pediu vistas e interrompeu o julgamento.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Pesquisa Real Time Big Data: Lula lidera cenários do 1º turno com 35%;Flávio tem 17%, Ratinho Jr. tem 12%

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera todos os cenários de primeiro turno…

1 hora ago

VIDEO: PM instalou GPS clandestino em carro da própria esposa antes de matar amante em motel, diz polícia

Um soldado da Polícia Militar chamado Welinton Miguel dos Santos, de 34 anos, instalou um…

3 horas ago

Pesquisa Quaest: Lula vence Flávio Bolsonaro por 46% a 36% em cenário de 2º turno para 2026

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 46% das intenções de voto…

6 horas ago

Moro defende anistia e aprovação da PL da Dosimetria:Por que não reconhecer uma redução de pena para essas pessoas?”

O senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) afirmou nesta terça-feira (16), em entrevista ao SBT News,…

6 horas ago

Febraban alerta consumidores sobre o golpe do falso advogado; entenda como funciona

Criminosos têm utilizado informações públicas de processos judiciais para aplicar o "golpe do falso advogado"…

6 horas ago

SBT troca especial de Zezé Di Camargo de Natal por episódio inédito de ‘Chaves’

Mesmo após o pedido de desculpas de Zezé à família Abravanel, o SBT manteve a…

6 horas ago

This website uses cookies.