Brasil

Prefeito é preso em operação da PF que investiga vazamento de informações sigilosas do STJ

O prefeito de Palmas, capital do Tocantins, foi preso nesta sexta-feira (27) pela Polícia Federal (PF). Eduardo Siqueira ocupava o cargo na prefeitura desde 2025 e foi detido em nova fase da Operação Sisamnes, que investiga um suposto esquema de venda de decisões judiciais que envolvia gabinetes do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Além da prisão do prefeito, agentes também cumpriram dois mandados de prisão preventiva, três de busca e apreensão e outras medidas cautelares que foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cristiano Zanin.

A investigação também aponta que há indícios de que informações confidencias estavam sendo acessadas de maneira indevida sendo articuladas e repassadas aos investigados tendo a participação de agentes públicos, advogados e operadores externos.

A PF afirma que o grupo usava os dados sensíveis para proteger os aliados e frustrar ações policiais e ampliar a rede de influência. A operação apura a existência de um núcleo financeiro-empresarial dedicado à lavagem de dinheiro. De acordo com a PF, os valores ilícitos estariam no pagamento de propina em troca de decisões judiciais favoráveis no STJ.

Advogados, lobistas, empresários, assessores, chefes de gabinete e magistrados. Todos os alvos são suspeitos de envolvimento em crimes como organização criminosa, corrupção, exploração de prestígio e violação de sigilo funcional.

Ordens de prisão, buscas e medidas cautelares foram cumpridas em Palmas. Polícia aponta que vazamentos chegaram a frustrar operações policiais.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

19 horas ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

19 horas ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

1 dia ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

1 dia ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

1 dia ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

1 dia ago

This website uses cookies.