Brasil

Preços dos carros têm maior queda em 11 anos com programa de descontos

Sob impacto do programa de descontos do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os preços dos automóveis novos caíram 2,76% em junho, na maior redução em 11 anos no Brasil.

É o que apontam os dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na semana passada.

A queda para o consumidor, contudo, deve ter fôlego curto, já que o programa de descontos para os chamados carros populares foi pontual, dizem analistas. O governo anunciou o fim da medida no início deste mês.

“Os preços agora voltam para a vigência normal. O consumidor se depara novamente com valores mais elevados”, afirma Milad Kalume Neto, diretor de desenvolvimento de negócios da consultoria Jato Dynamics do Brasil.

Segundo o IBGE, com a queda de 2,76%, os automóveis novos tiveram a maior contribuição individual (-0,09 ponto percentual) para a deflação (baixa) de 0,08% do IPCA como um todo em junho.

Porém, com o fim dos descontos, os carros zero-quilômetro devem subir 0,7% no índice de inflação de julho, projeta o economista André Braz, do FGV Ibre (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas).

Para o IPCA como um todo, a estimativa é de avanço de 0,15% neste mês, segundo Braz.

“A medida do governo federal não tem efeito duradouro. Do mesmo jeito que abriu espaço para a trégua em junho, pode acelerar a inflação em julho. Agora, os preços voltam a subir”, aponta o economista.

A queda de 2,76% foi a maior para os automóveis novos no IPCA desde junho de 2012. À época, a retração dos preços havia alcançado 5,48%, também sob impacto de uma medida do governo federal para estimular o consumo.

Naquela ocasião, os automóveis ficaram mais baratos devido a uma redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) anunciada pela gestão Dilma Rousseff (PT).

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Toffoli manda PF enviar dados de celulares apreendidos e periciados no caso Master

O relator do caso do Banco Master que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli determinou, nesta quinta-feira…

16 horas ago

Anvisa proíbe venda de fórmula infantil Alfamino, da Nestlé, por excesso de selênio e iodo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de dez lotes da fórmula infantil…

16 horas ago

Tragédia: Secretário de Prefeitura atira contra os filhos e tira própria vida na sequência

O secretário de Governo da Prefeitura de Itumbiara, no sul do estado de Goiás, Thales Machado,…

22 horas ago

Consumo de café e chá pode reduzir risco de demência em 20%, aponta estudo

Pessoas que consomem diariamente café ou chá podem apresentar menor risco de desenvolver demência ao longo da vida, segundo…

22 horas ago

Musa desiste do carnaval após complicações por uso de caneta emagrecedora: ‘Nada disso vale a nossa saúde’

A influencer e sensitiva Izadora Morais, musa da Colorado do Brás, está fora do carnaval…

22 horas ago

Decreto muda regras do vale-refeição; entenda como ficou

O vale-alimentação e o vale-refeição, que fazem parte do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT),…

23 horas ago

This website uses cookies.