A Polícia Federal está realizando nesta segunda-feira (5) a segunda fase da operação Zona Cinza, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Nesta segunda fase, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão de armamentos, munições, carregadores e outros equipamentos bélicos.
Um caminhão do Exército Brasileiro esteve presente realizando a apreensão dos materiais bélicos. O alvo da operação é um clube de tiro, que é investigado por formar uma organização criminosa que produzia documentos falsos para conceder porte e venda de armas de fogo.
Primeira fase da operação
Em outubro deste ano, a Polícia Federal realizou a primeira fase da operação Zona Cinza. Segundo a Polícia Federal, o grupo também estaria produzindo documentos ideologicamente falsos em nome de armeiros legalmente credenciados, mas que não mantinham vínculo com essas pessoas jurídicas.
Na ocasião foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva, 37 mandados de busca e apreensão, 11 ordens de suspensão das atividades de natureza econômica de pessoas jurídicas, sequestro de bens adquiridos a partir de 2019 e bloqueio de valores.
Em nota, a Polícia Federal informou que a investigação teve início em outubro de 2021 em Caruaru, Agreste de Pernambuco. Um inquérito policial foi instaurado para apurar que um clube de tiro e uma loja de armas pertencentes ao mesmo grupo estariam ministrando cursos, prestando serviços de conserto, manutenção e customização de armas de fogo realizados por pessoas sem licença da Polícia Federal.