Brasil

Policia Federal indicia Bolsonaro por associação criminosa e falsificação de cartão de vacina

As investigações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em relação à falsificação do certificado vacinal ganhou mais um capítulo. Desta vez, a Polícia Federal (PF) identificou que o tenente-coronel Mauro Cid emitiu o certificado falso de Bolsonaro e de sua filha de dentro do Palácio da Alvorada.

A Polícia Federal decidiu indiciar o liberal pelos crimes de associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema público no caso que apura a falsificação de certificados de vacinas de Covid-19. Além de Bolsonaro, também foram indiciados o ex-ajudante de ordens, Mauro Cid, e o deputado federal Gutemberg Reis (MDB) do Rio de Janeiro.

Em depoimento, Cid afirmou que imprimiu o cartão e entregou diretamente a Bolsonaro. Para entender a situação, a polícia criou uma linha do tempo de acordo com os registros de câmeras e dos IPs dos computadores.

Às 7h57 do dia 22 de dezembro de 2022, há um registro de entrada de Mauro Cid no Alvorada. Um minuto depois, ele fez login em um dos computadores do local. Às 7h59, acessou a conta de Bolsonaro no ConecteSUS, aplicativo do Ministério da Saúde. Em seguida, às 8h, emitiu o certificado. Por fim, Cid imprimiu, às 8h01, dois arquivos com os seguintes nomes: “Certificado de Vacinação Covid-19” e “Covid 19 National Vaccination Certificate”.

Além do ex-presidente Jair Bolsonaro e do seu ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid, a Polícia Federal indiciou outras 15 pessoas no inquérito que apura fraudes em cartões de vacinação. O indiciamento segue para análise do Ministério Público Federal (MPF), a quem cabe decidir se apresenta ou não denúncia na Justiça contra o ex-presidente.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Proposta indecente? Magnata oferece R$ 16 milhões para funcionária deixar o marido; ex dela busca idenização de US$ 5 milhões após separação

O executivo imobiliário Tamir Poleg, CEO de uma empresa de corretagem imobiliária, é acusado em…

1 hora ago

Anvisa suspende venda de leite condensado e suplementos por irregularidades graves; saiba quais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que o leite condensado da marca La…

2 horas ago

Detran de Pernambuco avalia fim da obrigatoriedade da manobra de baliza para tirar CNH

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) informou, por meio de nota divulgada nesta…

3 horas ago

Horóscopo do dia: veja as previsões para seu signo hoje (quarta-feira, 04/02)

Quarta-feira, 04 de fevereiro, mantém e aprofunda a energia astrológica que mescla o pensamento inovador e…

3 horas ago

Tragédia em Alagoas: Ônibus saiu da pista em curva e caiu em ribanceira com mais de 5 metros de altura

A Polícia Científica de Alagoas, por meio do Instituto de Criminalística de Arapiraca (ICA), concluiu…

3 horas ago

Ônibus envolvido em acidente no Interior de Alagoas fazia transporte clandestino de romeiros, diz ANTT

O ônibus envolvido no acidente registrado nesta terça-feira (3), em São José da Tapera, no Sertão…

22 horas ago

This website uses cookies.