Política

PF descobre no celular de Mauro Cid plano para sequestrar Lula e Alexandre de Morais

Arquivos recuperados pela Polícia Federal no celular do tenente-coronel Mauro Cid revelam que extremistas que atuaram nos atentados de 8 de janeiro monitoravam os passos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pretendeiam sequestrá-lo. Foram levantadas informações sobre os seguranças do chefe do Executivo e quais tipos de armamentos eram usados.
De acordo com o Uol, também foram levantadas informações sobre os seguranças do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF, na época presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A intenção seria sequestrar Lula e Moraes para consolidar um golpe de Estado.
As informações foram confirmadas ao Correio por fontes na PF. Entre as ações planejadas, estava um confronto armado com os seguranças do presidente e do magistrado que resistissem a um ataque.
Moraes, relator do caso no Supremo, deu prazo de 60 dias extras para que a PF conclua as investigações que serão enviadas para análise da Procuradoria-Geral da República (PGR). A PGR identificou ligações entre a articulação de um plano para colocar em prática um golpe de Estado e os atentados do 8 de janeiro.
As informações foram enviadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ligam aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro aos ataques que atingiram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede da suprema corte no ano passado, logo após o resultado das eleições e a posse do governo eleito. Também estão em andamento investigações sobre a participação do próprio ex-presidente Jair Bolsonaro na tentativa de golpe.

As informações sobre a ligação entre os fatos investigados foram enviadas ao ministro Alexandre de Moraes. O elo foi revelado pelo Uol e confirmado pelo Correio junto a fontes na PGR e na Polícia Federal. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, aponta que “a atuação da organização criminosa investigada foi essencial para a eclosão dos atos depredatórios”, se referindo à destruição de prédios públicos na capital federal por milhares de extremistas que chegaram a Brasília.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Criadora de conteúdo adulto é baleada após marcar encontro com PM

Uma criadora de conteúdo adulto, identificada como Vicky Lopes (foto em destaque), foi baleada na…

4 horas ago

Polícia pede prisão de médica e técnica por morte do garoto Benício de 6 anos

A Polícia Civil do Amazonas pediu à Justiça a prisão preventiva da médica Juliana Brasil…

6 horas ago

Concurso 2026: Banco do Brasil realiza estudos para contratar banca

Após o encerramento do contrato com a Cesgranrio, no último dia 11, o BB confirmou…

6 horas ago

Alvo da PF em desvio de emendas ,Deputado tenta se livrar de celulares jogando pela janela durante operação

O deputado federal Antônio Leocádio dos Santos (MDB-PA), conhecido como Antônio Doido, foi alvo da…

7 horas ago

Em votação disputada, Matheus Souto Maior é eleito presidente do Sport para o ano de 2026

Após votação realizada nesta segunda-feira (15), Matheus Souto Maior foi eleito presidente do Sport Club do Recife…

7 horas ago

PF nas ruas: Preso desembargador que relata processo envolvendo TH Joias

A PF deflagrou há pouco no Rio de Janeiro a Operação Unha e Carne 2,…

8 horas ago

This website uses cookies.