Brasil

PF cita fortes indícios de que esquema do INSS estava em ‘pleno funcionamento’ no governo Bolsonaro

A Polícia Federal aponta fortes indícios de que o esquema do INSS estava em ‘pleno funcionamento’ na gestão do ex-presidente, Jair Bolsonaro, após investigar as condutas ilícitas atribuídas a José Carlos Oliveira, ex-ministro da Previdência.

De acordo com a investigação da Polícia Federal, o ex-ministro do Trabalho e Previdência do governo de Jair Bolsonaro (PL) recebeu propina da (Conafer) Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais, que foi acusada de fraude em aposentadorias do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

José Carlos teria auxiliado no esquema de descontos ilegais contra pensionistas e aposentados ainda quando era ministro, tendo participado do do esquema enquanto estava na presidência do INSS.

“José Carlos ocupou os mais altos cargos da administração pública em matéria previdenciária no Brasil, o que permitiu à organização criminosa manter e expandir o esquema de descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas. Trata-se de um agente público que, na perspectiva da representação policial, foi estratégico para o esquema, haja vista que sua atuação foi decisiva para o funcionamento e blindagem da fraude da Conafer”, detalhou a decisão assinada pelo ministro do STF, André Mendonça.

No documento, o ministro afirma que a PF localizou mensagens que “geram fortes indícios de que o esquema criminoso envolvendo o investigado José Carlos de Oliveira estava em pleno funcionamento também no período em que ele era ministro de Estado do Trabalho e Previdência Social”.

Além dessas informações, Mendonça aponta ” haver mensagens de Whatsapp de agradecimento de JOSÉ CARLOS OLIVEIRA a CÍCERO, após receber valores indevidos (fls. 233); e Planilha de fevereiro de 2023, que registra pagamento de R$ 100 mil a ‘São Paulo Yasser'”.

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Exame toxicológico volta a ser exigido para tirar a 1ª CNH nas categorias A e B

O Congresso retomou nesta quinta-feira (4), em sessão conjunta, a exigência de exame toxicológico para obtenção…

6 horas ago

Polícia Cívil investiga morte de homem durante supino em PE

A Polícia Civil de Pernambuco investiga a morte de Ronald José Salvador Montenegro, de 55 anos,…

15 horas ago

Quem tem direito a acréscimo de 25% na aposentadoria e como solicitar

Aposentados podem ter um aumento de 25% no valor do benefício, conforme regras do Instituto Nacional…

15 horas ago

Dunga projeta Brasil campeão mundial em 2026 e aponta motivo:’Como em 1994′

Capitão da seleção brasileira na Copa de 1994, Dunga projetou o Brasil como vencedor do…

15 horas ago

PIB da construção cresce 1,3% e sustenta resultado da indústria no 3º trimestre

Diferentemente da economia nacional como um todo, que registrou uma modesta alta de 0,1% no terceiro trimestre,…

16 horas ago

Geisy Arruda sensualiza com calcinha rosa de renda e incendeia o clima na web

Geisy Arruda enlouqueceu a audiência na web após sensualizar posando de calcinha de renda. A…

16 horas ago

This website uses cookies.