Brasil

Petrobras recebe autorização para operar nova plataforma no pré-sal

A Petrobras vai ganhar o reforço de mais uma plataforma de produção de petróleo e gás no pré-sal. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou nesta segunda-feira (22), que autorizou o início das operações da P-78.

A P-78 é uma plataforma modelo FPSO, sigla em inglês para unidade flutuante de produção, armazenagem e transferência de petróleo e gás. A estrutura fica no Campo de Búzios, na Bacia de Santos, cerca de 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro.

Vinculada ao Ministério de Minas e Energia, a ANP é o órgão regulador da indústria de petróleo e gás no país.

A agência reguladora informou que a autorização foi concedida após a aprovação da documentação e análise do atendimento às condicionantes de segurança operacional, além da aprovação do projeto e da autorização de uso dos sistemas de medição estabelecidos pela ANP.

Construção na Ásia

O casco da P-78 foi construído em estaleiros nas cidades Yantai e Hayang, na China, e em Ulsan, na Coreia do Sul. Os blocos foram integrados na Coreia do Sul, antes de seguirem para Singapura, onde houve a montagem dos módulos, incluindo um construído no estaleiro da Seatrium (antigo Brasfels), em Angra dos Reis, litoral do Rio de Janeiro.

As auditorias da ANP foram realizadas ainda em Singapura.

Capacidade

A P-78 chegou ao Brasil em setembro. A nova plataforma tem capacidade de produção de 180 mil barris de petróleo por dia (bpd) e 7,2 milhões de metros cúbicos por dia (Sm³/d) de gás natural.

A unidade deve enviar 3 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural ao mercado consumidor brasileiro e conta com um sistema de flare fechado, minimizando as emissões de poluentes pela queima de gás natural. Flare são as torres que queimam gás nas plataformas.

Pré-sal

A P-78 será a sétima plataforma a produzir petróleo no Campo de Búzios. Além dela, operam na região as plataformas P-74, P-75, P-76, P-77, Almirante Barroso e Almirante Tamandaré.

O Campo de Búzios é o maior do mundo em águas profundas. Em 2025, Búzios atingiu o recorde de 1 milhão de barris produzidos por dia, sendo o de maior produção do país.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Ex-jogador do Sport,Roger Silva, é o novo técnico do Leão da Ilha para 2026

Roger Silva, ex-jogador do Ceará e do Sport, é o novo técnico do time pernambucano.…

21 minutos ago

Após quase cinco anos, Paolla Oliveira e Diogo Nogueira anunciam separação

Chegou ao fim o relacionamento de um dos casais mais aclamados entre os famosos brasileiros.…

4 horas ago

Grave Acidente: Médica de 45 anos morre após carro cair em riacho a caminho de plantão

Uma médica de 45 anos, identificada como Sabrina Laurenti Janela, morreu em um grave acidente de…

6 horas ago

INSS começa hoje (22) pagamento de benefícios e auxílios de dezembro; veja calendário

O Ministério da Previdência Social inicia nesta segunda-feira (22) o pagamento para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do…

6 horas ago

STF deve respaldar Dino e frear reativação emendas do Orçamento secreto

Se depender do clima nos bastidores, os demais ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) devem…

10 horas ago

INSS muda regra de bloqueio do crédito consignado na aposentadoria; entenda

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) passou a bloquear todos os meses a contratação…

10 horas ago

This website uses cookies.