Pernambuco

Paulo Câmara se pronuncia sobre demora no repasse às vítimas das chuvas

Em | Da Redação

Atualizado em

Paulo Câmara se pronuncia sobre demora no repasse às vítimas das chuvas

Paulo Câmara em São Benedito do Sul

Governo do Estado tem afirmado que o dinheiro destinado ao Auxílio Pernambuco já teria sido repassado para 23 dos 31 municípios afetados drasticamente pelas fortes chuvas dos últimos dias. Até o momento, 90,11% do montante que havia sido anunciado em junho, o que corresponde a R$ 112 milhões para 74 mil famílias.

Ainda segundo o governo, em 24 horas, mais quatro municípios também devem receber o recurso, restando outras quatro cidades regularizarem os trâmites relativos a liberação. Entretanto, conforme publicação do JC, pessoas que perderam tudo têm enfrentado uma verdadeira batalha para receberem os auxílios estadual e municipais.

uestionado pela reportagem, o governador Paulo Câmara afirmou que o Executivo tem feito conversas permanentes com as prefeituras para que esse recurso possa chegar às vítimas das chuvas. Ele considerou, inclusive, que a burocracia das gestões municipais “seria relativamente simples”.

“Estamos em contato permanente com as prefeituras. Nós vemos que algumas prefeituras têm conseguido andar mais rápido e estamos em uma busca ativa, orientando que é preciso realmente também ir atrás das pessoas para elas serem identificadas e saberem que têm direito, porque esse auxílio já foi liberado. Falta apenas as pessoas se cadastrarem”, declarou o governador, ao participar da abertura da 22º edição da Fenearte, nesta quarta-feira (6).

O cadastro mencionado por Paulo Câmara, se refere ao Cadastro Único para Programas Sociais e tem sido um dos grandes entraves para a liberação do auxílio. Inicialmente, a Defesa Civil de cada cidade precisa comprovar que o cidadão teve prejuízos, a partir de visitas presenciais. Depois, é conferido se ele é inscrito no CadÚnico, uma exigência para o recebimento. Se tiver, é feito o cadastramento no banco – que precisa confirmar que a conta pertence ao candidato ao auxílio e enviar a liberação para as prefeituras. Só então o depósito é feito.

Da redação do PortalPE10,com informações JC Online

 

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads