Pernambuco

Operação da Polícia Civil prende grupo que sequestrou gerente do banco do Brasil de Palmares

Quatro homens suspeitos de integrar uma quadrilha que praticava sequestros de servidores de instituições bancárias em Pernambuco foram alvos de mandados de prisão cumpridos nesta terça-feira (26).

Os suspeitos, que já estavam presos preventivamente, são investigados pelo sequestro do gerente da agência do Banco do Brasil de Palmares, na  Mata Sul, em 2022.

O grupo, segundo a Polícia Civil, estudava as rotinas das vítimas (pessoas que têm acesso facilitado ao dinheiro nas agências bancárias) e os levavam, junto a familiares, a um cativeiro.

No local, os funcionários dos bancos eram coagidos a voltarem à agência no dia seguinte e sacar a maior quantia em dinheiro possível em troca da liberação da família. A prática, de acordo com a polícia, é conhecida informalmente como “sapatinho”.

Operação Scarpa – Foto: Júnior Soares/Folha de Pernambuco

A Operação Scarpa, iniciada em setembro de 2022, foi motivada pelo sequestro do gerente do Banco do Brasil do município de Palmares, que foi sequestrado junto com a esposa e dois filhos, com idades entre sete e dez anos. Na ocasião, a família foi ameaçada com armas de fogo e explosivos.  As informações são da FolhaPE

Segundo a investigação, outros casos semelhantes foram registrados no estado. Os suspeitos levavam as vítimas para uma chácara localizada na zona rural de Agrestina, no Agreste pernambucano. As quantias em dinheiro roubadas pelo grupo, de acordo com a polícia, não foram recuperadas

Geralmente eles tinham preferência por tesoureiros e gerentes, que são funcionários que costumam ter mais acesso aos cofres. Os familiares, nesses sequestros, servem como reféns e atuam no convencimento do funcionário, que é coagido a voltar à agência”, explica o delegado José Tenório, da Polícia Civil.

Entre os quatro envolvidos, estão três suspeitos de planejar e executar os sequestros o caseiro da chácara em Agrestina.

De acordo com a corporação, o grupo responderá pelo crime de extorsão mediante sequestro, com um qualificador relacionado ao envolvimento de crianças e adolescentes no crime, e pela formação de organização criminosa. A pena para o sequestro qualificado, em caso de condenação, varia de 12 a 20 anos. 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Calendário do PIS/Pasep 2026 é aprovado; veja as datas e entenda o que muda para o trabalhador

O calendário de pagamento do PIS/Pasep 2026 foi aprovado pelo Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao…

7 horas ago

Zezé di Camargo pede desculpas após falar que filhas de Silvio Santos ‘se prostituíram’ ao receber Lula e Morais em evento

Zezé di Camargo usou as redes sociais nesta terça-feira (16) para pedir desculpas às filhas…

8 horas ago

Criadora de conteúdo adulto é baleada após marcar encontro com PM

Uma criadora de conteúdo adulto, identificada como Vicky Lopes (foto em destaque), foi baleada na…

15 horas ago

Polícia pede prisão de médica e técnica por morte do garoto Benício de 6 anos

A Polícia Civil do Amazonas pediu à Justiça a prisão preventiva da médica Juliana Brasil…

17 horas ago

Concurso 2026: Banco do Brasil realiza estudos para contratar banca

Após o encerramento do contrato com a Cesgranrio, no último dia 11, o BB confirmou…

17 horas ago

Alvo da PF em desvio de emendas ,Deputado tenta se livrar de celulares jogando pela janela durante operação

O deputado federal Antônio Leocádio dos Santos (MDB-PA), conhecido como Antônio Doido, foi alvo da…

17 horas ago

This website uses cookies.