Pernambuco

Nova lei garante a mulheres direito de levar acompanhante para exames e consultas em unidades do Recife

Entrou em vigor neste sábado (25) uma nova lei que garante para as mulheres o direito de levar acompanhante para consultas e exames, incluindo os ginecológicos, nas redes de saúde pública e particular do Recife.

A medida, que proíbe as unidades de saúde de negar o acesso do acompanhante às salas de atendimento, foi sancionada pelo prefeito João Campos (PSB) e saiu no Diário Oficial.

Segundo a Lei 19.034, a informação sobre o direito de ter um acompanhante deve ser divulgada “em local visível e de “fácil acesso” nas unidades de saúde.

As unidades também ficam obrigadas a divulgar a lei federal 11.108, de 2005, conhecida como Lei do Acompanhante. Ela garante a presença de um acompanhante durante o trabalho de parto nos serviços de saúde.

Ainda de acordo com o texto publicado no Diário Oficial do Recife, o estabelecimento que descumprir a norma levará uma advertência e pode ser multado em R$ 1 mil. Nos casos de reincidência, o valor da multa sobe para R$ 2 mil.

Proteção contra violência

Autor do projeto que se tornou lei, o vereador Chico Kiko (PP) disse ao g1 que a medida tem como objetivo proteger as mulheres de possíveis abusos durante os atendimentos.

Segundo ele, a elaboração da norma foi motivada pelo caso do anestesista Giovani Quintella Bezerra, flagrado enquanto abusava sexualmente de uma paciente durante uma cesariana em São João de Meriti, no Rio de Janeiro.

“Um médico que se aproveita de uma mulher anestesiada e pratica atos obscenos não pode exercer a medicina. Diante disso, estudei essa lei que também já foi implantada em outras capitais do país. As mulheres devem ser respeitadas”, afirmou.

O vereador disse, ainda, que são comuns os relatos de mulheres se sentirem constrangidas quando os acompanhantes que estavam com elas eram impedidos de entrar na sala de atendimento.

“Escutei muitas mulheres que iam a consultas e contavam que o marido era barrado. Elas têm esse direito de ter o acompanhante junto. O estabelecimento tem a obrigação de autorizar [a entrada]”, afirmou.

*As informações são do G1.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Calendário do PIS/Pasep 2026 é aprovado; veja as datas e entenda o que muda para o trabalhador

O calendário de pagamento do PIS/Pasep 2026 foi aprovado pelo Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao…

4 horas ago

Zezé di Camargo pede desculpas após falar que filhas de Silvio Santos ‘se prostituíram’ ao receber Lula e Morais em evento

Zezé di Camargo usou as redes sociais nesta terça-feira (16) para pedir desculpas às filhas…

5 horas ago

Criadora de conteúdo adulto é baleada após marcar encontro com PM

Uma criadora de conteúdo adulto, identificada como Vicky Lopes (foto em destaque), foi baleada na…

11 horas ago

Polícia pede prisão de médica e técnica por morte do garoto Benício de 6 anos

A Polícia Civil do Amazonas pediu à Justiça a prisão preventiva da médica Juliana Brasil…

14 horas ago

Concurso 2026: Banco do Brasil realiza estudos para contratar banca

Após o encerramento do contrato com a Cesgranrio, no último dia 11, o BB confirmou…

14 horas ago

Alvo da PF em desvio de emendas ,Deputado tenta se livrar de celulares jogando pela janela durante operação

O deputado federal Antônio Leocádio dos Santos (MDB-PA), conhecido como Antônio Doido, foi alvo da…

14 horas ago

This website uses cookies.