Brasil

Neoenergia oferece descontos de até 90% para dívida na conta de luz

Consumidores que tenham débitos com a conta de luz têm a oportunidade de se regularizar. Até 31 de março, a Neoenergia Pernambuco está oferecendo até 90% de desconto no valor da dívida e/ou a possibilidade de parcelamento em até 60 parcelas para os devedores que se enquandram nos requisitos do Desenrola Brasil – programa de renegociação de dívidas e de educação financeira do Governo Federal.

Podem participar da negociação as pessoas que possuem renda de até dois salários-mínimos ou inscritas no CadÚnico, e que possuem débito negativado entre 1º de janeiro de 2019 e 31 de dezembro de 2022. “Poderá ser negociado até R$ 5 mil por devedor, considerando o somatório das dívidas financiadas. O consumidor terá a possibilidade de parcelar o débito em até cinco anos, sem necessidade de entrada, e com o vencimento da primeira parcela 30 dias após a efetivação da negociação”, informou a concessionária de energia.

De acordo com a Neoenergia, todo o processo deve ser realizado digitalmente, por meio do site desenrola.gov.br. Os clientes devem ter cadastro na plataforma GOV.BR e possuir uma conta nível Prata ou Ouro. A conta é gratuita e necessária para comprovar a identidade do cidadão. Para os inadimplentes que não se encaixam nos critérios do Desenrola Brasil, é possível parcelar os débitos em até 21 parcelas no cartão de crédito com a mesma taxa de juros de financiamento do programa federal (1,99% a.m.) e um desconto de até 90% pela Flexpag.

INADIMPLÊNCIA

Em 2023, 423 mil pernambucanos encerraram o ano endividados, dos quais 164 mil estavam inadimplentes, conforme revelado pelo recorte local feito pela Fecomércio-PE sobre a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

De acordo com a Fecomércio-PE, a média ao longo de 2023 foi de 430 mil pessoas endividadas, representando um aumento de 2,2% em relação a 2022. Além disso, o número médio de inadimplentes em Pernambuco foi de 169 mil no ano passado, um aumento de 8,5% em comparação com 2022.

Em relação às dívidas mais frequentes, o recorte demonstrou que, entre as famílias pernambucanas com renda de até 10 salários mínimos, o cartão de crédito lidera (92,8%), seguido por carnês (28%) e crédito pessoal (6,8%).

Já para as famílias com renda superior a esse estrato, os tipos de dívidas mais prevalentes são cartão de crédito (97,3%), financiamento de automóveis (22%), carnês (21,4%) e financiamento imobiliário (11%). O tempo médio de comprometimento do orçamento familiar com dívidas em Pernambuco foi de 8 meses.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Moraes determina início do processo para extradição de Ramagem, que fugiu para os EUA

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou à Secretaria Judiciária da Corte…

4 minutos ago

Anvisa libera semaglutida para tratamento de gordura no fígado com inflamação

A Anvisa aprovou nesta segunda (15) o uso de semaglutida, o ingrediente ativo do Wegovy…

23 minutos ago

Homem é condenado por matar a própria sobrinha de 9 meses

O Tribunal do Júri do Recife condenou Erick Ramon Matias Ferreira a 32 anos de…

12 horas ago

Defesa diz que exame confirmou hérnias em Bolsonaro e reforça pedido de cirurgia em “caráter de urgência”

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro disse, neste domingo (14), que a ultrassonografia feita hoje…

13 horas ago

Concursos e seleções oferecem mais de 1,8 mil vagas com salários de até R$ 10 mil; veja como se inscrever

Pernambuco oferece, ao menos, 1.859 vagas de emprego em seleções e concursos públicos em diferentes…

13 horas ago

Bolsonaro é autorizado pelo STF a realizar exame de ultrassom na sede da PF para avaliar necessidade de cirúrgica

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre…

1 dia ago

This website uses cookies.